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Ford baixa preços de Maverick, Ranger e Bronco Sport; confira
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Ford baixa preços de Maverick, Ranger e Bronco Sport; confira

Picape média da Ford tem desconto superior a R$ 30 mil e condições especiais de financiamento; promoção vai até 30 de abril

Vagner Aquino, especial para o Estadão

10 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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Ford
Ford Ranger XLS 4x4 tem redução de R$ 17 mil
Crédito:Ford/Divulgação

De olho na chegada da nova Chevrolet S10, uma de suas principais rivais está com promoção. Até 30 de abril, a Ford Ranger ficou mais barata em algumas versões e tem pagamento facilitado. E não é só a picape média que tem condições especiais. De acordo com o site de ofertas da fabricante, Maverick e Bronco Sport também têm financiamento diferenciado e até taxa de juros zero.



A versão XL 2.0 turbodiesel 4×4 manual da Ranger ficou R$ 30.460 mais barata. Desse modo, parte de R$ 209.530. A condição vale para venda direta exclusiva para Produtor Rural e CNPJ. E dá para financiar o valor com taxa zero. Neste caso, é necessário entrada de 60% (R$ 125.718) e dividir o saldo restante em 24 parcelas mensais de R$ 3.648, na modalidade CDC. A primeira parcela é paga apenas 30 dias depois do fechamento do negócio.

No caso da opção XLS 2.0 turbodiesel 4×2 automática, não há alteração de preço. Permanece em R$ 234.990 à vista, entretanto, a Ford também oferece taxa zero com 60% de entrada (R$ 140.994) e saldo restante dividido em 24 vezes de R$ 4.084 na modalidade CDC. E também há 30 dias de carência para pagamento da primeira parcela. Nesta configuração, a Ford oferece valorização do usado, com bônus de R$ 15 mil. Entretanto, vale apenas para carros da própria marca. Picapes, SUVs e crossovers podem ser de outras fabricantes, mas a concessionária precisa avaliar o produto.

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As mesmas condições se aplicam à Ranger XLS 2.0 turbodiesel 4×4, que passa a custar R$ 242.990 à vista (redução de R$ 17 mil). Nela, caso o cliente opte pelo financiamento com taxa zero, a entrada de 60% fica em R$ 145.794 e as 24 parcelas restantes custam R$ 4.221.

Ford Maverick
Ford Maverick Hybrid (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Maverick e Bronco

Para a picape intermediária Maverick Lariat FX4 (R$ 227.200), a Ford também oferece taxa zero. Para isso, é necessário dar 60% de entrada (R$ 136.320) e dividir o restante em 24 parcelas de R$ 3.951, na modalidade CDC. Com as mesmas condições, a Maverick Hybrid (R$ 237.200) com taxa zero exige 60% de entrada (R$ 142.320) e as 24 parcelas mensais custam R$ 4.122.


Ford Bronco Sport
Bronco Sport tem taxa zero para financiamento (Ford/Divulgação)

Já o Bronco Sport tem condição diferente. O SUV também pratica taxa zero e 60% de entrada (R$ 154.680). Todavia, o saldo é dividido em 18 parcelas mensais, que saem por R$ 5.951, na modalidade CDC. O interessado também tem 30 dias para começar a pagar.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.