Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

22/01/2021 - 5 minutos de leitura.

Ford convoca funcionários demitidos para produzir peças e ninguém vai

Sindicatos que representam os metalúrgicos das fábricas fechadas de Camaçari (BA) e Taubaté (SP) esperam indenizações trabalhistas da Ford

Além de logotipos, faltam também emblemas com nomenclaturas dos carros Crédito: Ford/PIXABAY

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Ford já não produz carros no Brasil há quase duas semanas. Entretanto, o fim da operação brasileira está apenas no início, e, aparentemente, não será um processo simples. Nesta semana, a montadora convocou os funcionários demitidos para voltarem ao trabalho. Mas ninguém apareceu.

Nos próximos meses, a fabricante vai manter as fábricas de Camaçari (BA) e de Taubaté (SP) em funcionamento para produzir peças de reposição. No entanto, os ex-funcionários (cortados no início de janeiro) alegam que a montadora ainda não propôs qualquer tipo de acordo de rescisão.


Leia Mais


Impasse com indenizações

Segundo Julio Bonfim, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, a Ford ainda não comunicou aos colaboradores como se dará o processo de demissão. Por causa disso, não está claro como será a rescisão contratual, tampouco as indenizações trabalhistas.

Continua depois do anúncio

“A Ford está mandando comunicados, mas a adesão está zero. Está tudo parado, ninguém está indo. A fábrica precisou alugar um galpão na região de Simões Filho (BA) porque não tinha gente para descarregar mercadorias de 90 caminhoneiros em Camaçari”, afirmou Bonfim ao jornal O Globo.

O líder sindical disse que não apoiará o retorno enquanto a Ford não esclarecer a situação com os empregados. “Ninguém voltou porque o que a Ford fez foi um tapa na cara, não negociou nada com a gente e pede para a gente retornar ao trabalho? Não dá”, disse Bonfim.

Ford/Divulgação

Peças são para Ka e Ecosport

Mesmo tendo encerrado a produção de carros no Brasil, a Ford terá de religar as máquinas em Camaçari e Taubaté. Isso porque a montadora precisa produzir um belo estoque de peças e componentes para os finados carros nacionais (linha Ka e Ecosport).

Entre esses componentes estão desde peças para os motores e câmbios que eram fabricados no interior de São Paulo, às peças de carroceria e acabamento dos modelos.

Por força da lei brasileira, a fabricante será obrigada a fornecer peças de reposição para Ka e Ecosport pelos próximos 10 anos. Somente depois de fabricar os componentes a montadora poderá, então, encerrar as atividades — e concluir a provável venda das duas fábricas.


Ford/Divulgação

Ford vai despencar nas vendas

Em 2020, a Ford emplacou 139.225 veículos no Brasil, segundo dados da Fenabrave, a federação nacional das concessionárias. Dessa forma, foi a 5ª colocada entre as fabricantes de veículos, com 7,14% de participação no mercado nacional.

Contudo, o balanço vai mudar radicalmente em 2021. Isso porque 85% das vendas do ano passado — exatas 118.525 unidades — foram de carros nacionais. Dessa maneira, a montadora pode terminar este ano com cerca de 30 mil a 40 mil carros, a depender dos lançamentos que fará.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS