Diogo de Oliveira, special para o Estado

26/10/2020 - 4 minutos de leitura.

Ford Equator de sete lugares é flagrado na China e mira o Brasil

Maior que o recém-lançado Territory, Equator foi desenvolvido pelos chineses da Jiangling Motors e estreia no 1º trimestre de 2021; SUV pode interessar ao Brasil

Ford Equator, novo SUV de 7 lugares da marca para a China, pode interessar ao Brasil Crédito: Foto: Car News China
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Em testes finais na China, o Ford Equator foi flagrado nas ruas do país asiático ainda totalmente camuflado. Os cliques mostram o inédito SUV de 7 lugares estacionado na rua, em meio a outros veículos. Uma das imagens mostra o interior com o painel ainda coberto.

O Equator será lançado no mercado chinês no início de 2021, e interessa muito ao Brasil. Irmão maior do recém-lançado Territory, o utilitário de 7 lugares também foi desenvolvido pela Jiangling Motors (JMC), montadora local que tem uma joint-venture com a Ford.

ford equator, suv, 7 lugares, china, irmão, ford territory
Foto: Car News China

Com 4,91 metros de comprimento por 1,93 m de largura e 1,76 m de altura, o novo SUV da Ford vai desafiar grandalhões como Jeep Grand Commander e Toyota Highlander. Aqui, seria rival para SUVs derivados de picapes médias, como Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Pajero Sport e Toyota SW4.

Também poderia ser candidato a brigar com Chery Tiggo 8 e VW Tiguan Allspace, que também oferecem três fileiras de assentos. Mas o Ford Equator é bem maior. Seu entre-eixos, por exemplo, mede 2,87 metros contra 2,79 m do Tiguan, e os 2,71 m do Tiggo 8.

ford equator, suv, 7 lugares, china, brasil, ford territory
Foto: Car News China

Sob o longo capô, o novo SUV da Ford tem apenas um conjunto mecânico a gasolina confirmado. O motor 4-cilindros a gasolina 2.0 turbo Ecoboost com 211 cv de potência estará disponível com câmbios manual ou automático de cinco marchas. Já a tração poderá ser traseira ou integral (4×4).

ford equator, suv, 7 lugares, china, brasil, ford territory
Foto: Ford/Divulgação

Design chinês

Criado para a China, o Ford Equator naturalmente foi desenhado ao gosto dos chineses, tal como ocorreu com o Territory. O visual dos modelos criados pela JMC não tem uma conexão direta com o visual dos modelos da marca do oval azul criadas nos Estados Unidos, sua terra natal.

ford equator, suv, 7 lugares, china, brasil, irmão, ford territory
Foto: Ford/Divulgação

Entretanto, isso não deve ser um problema para o Equator, que ostenta traços modernos e elegantes, Tanto a dianteira quanto a traseira possuem os conjuntos óticos interligados e totalmente iluminados com LEDs. Ambos possuem aspecto tridimensional, algo cada vez mais comum na indústria.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais