A Silverstone Auctions, tradicional casa de leilões da Inglaterra, bateu o martelo e o Ford Escort RS Turbo Série 1, de 1985, que pertenceu à princesa Diana – morta em um acidente de carro há exatos 25 anos – já tem novo dono. O modelo foi arrematado por 722,5 mil libras esterlinas, valor equivalente a R$ 4,35 milhões. Vale dizer que o montante surpreendeu os especialistas da leiloeira, que estimavam vender o esportivo por 120 mil libras esterlinas, algo como R$ 723 mil.
Com esse montante, o exemplar que foi da princesa de Gales entra para a história como o Ford Escort mais caro de todos os tempos. Afinal, além de pertencer à Lady Di, recebeu modificações feitas a pedido da família real inglesa por questões de segurança.
Fabricado no Reino Unido, o Escort da princesa de Gales tinha carroceria pintada de preto. A ideia da realeza, à época, era conseguir mais discrição. Afinal, numa era em que não havia película nos vidros, Lady Di precisava achar uma forma de driblar diariamente os “paparazzi” a fim de (pelo menos tentar) passar despercebida. Assim, ficou de lado a cor Diamond White (branca), aplicada em todas as mais de 5.000 unidades do Escort RS Turbo S1 fabricadas pela marca.
Desse modo, aproveitando a mudança, a realeza acabou mudando a grade dianteira do carro: convencional, ao invés de três barras. E para tornar as coisas ainda mais seguras, a família real encomendou ainda um outro exemplar, para servir de dublê durante os passeios da princesa. Afinal, ela mesma gostava de dirigir seus carros, dispensando motoristas particulares.
40.000 km
Para se mover, o hatch britânico conta com motor 1.6 turbo de 130 cv e 18,4 mkgf, números que ajudam no 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. O câmbio é manual de cinco marchas. Basicamente, o modelo ficou três anos na garagem da família real (de 1985 a 1988). Depois, passou por outros proprietários. É tanto que o Ford Escort RS Turbo Série 1 de Lady Di foi arrematado com 40.000 km rodados. O novo proprietário não teve o nome revelado.