Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

31/08/2022 - 4 minutos de leitura.

Ford Escort RS que foi da princesa Diana é o mais caro da história

Esportivo que pertenceu à princesa Diana de Gales foi modificado a pedido da família real e arrematado por valor equivalente a R$ 4,35 milhões

Não vendido no Brasil, Escort RS Turbo tem faróis de milha, aerofólio e rodas exclusivas Crédito: Silverstone Auctions/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Silverstone Auctions, tradicional casa de leilões da Inglaterra, bateu o martelo e o Ford Escort RS Turbo Série 1, de 1985, que pertenceu à princesa Diana – morta em um acidente de carro há exatos 25 anos – já tem novo dono. O modelo foi arrematado por 722,5 mil libras esterlinas, valor equivalente a R$ 4,35 milhões. Vale dizer que o montante surpreendeu os especialistas da leiloeira, que estimavam vender o esportivo por 120 mil libras esterlinas, algo como R$ 723 mil.

Com esse montante, o exemplar que foi da princesa de Gales entra para a história como o Ford Escort mais caro de todos os tempos. Afinal, além de pertencer à Lady Di, recebeu modificações feitas a pedido da família real inglesa por questões de segurança.

Silverstone Auctions/Divulgação
Continua depois do anúncio

Fabricado no Reino Unido, o Escort da princesa de Gales tinha carroceria pintada de preto. A ideia da realeza, à época, era conseguir mais discrição. Afinal, numa era em que não havia película nos vidros, Lady Di precisava achar uma forma de driblar diariamente os “paparazzi” a fim de (pelo menos tentar) passar despercebida. Assim, ficou de lado a cor Diamond White (branca), aplicada em todas as mais de 5.000 unidades do Escort RS Turbo S1 fabricadas pela marca.

Ford/Divulgação

Desse modo, aproveitando a mudança, a realeza acabou mudando a grade dianteira do carro: convencional, ao invés de três barras. E para tornar as coisas ainda mais seguras, a família real encomendou ainda um outro exemplar, para servir de dublê durante os passeios da princesa. Afinal, ela mesma gostava de dirigir seus carros, dispensando motoristas particulares.


Silverstone Auctions/Divulgação

40.000 km

Para se mover, o hatch britânico conta com motor 1.6 turbo de 130 cv e 18,4 mkgf, números que ajudam no 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. O câmbio é manual de cinco marchas. Basicamente, o modelo ficou três anos na garagem da família real (de 1985 a 1988). Depois, passou por outros proprietários. É tanto que o Ford Escort RS Turbo Série 1 de Lady Di foi arrematado com 40.000 km rodados. O novo proprietário não teve o nome revelado.


Leia Mais



Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
De R$ 119.990,00 por R$ 113.990,00

Hyundai Creta Action 1.6

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS