Você está lendo...
Ford Explorer pode voltar ao Brasil em versão híbrida após hiato de 20 anos
Notícias

Ford Explorer pode voltar ao Brasil em versão híbrida após hiato de 20 anos

Vendido por aqui na década de 1990, o Ford Explorer pode regressar na recém-lançada 6ª geração e com mecânica híbrida plug-in

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

06 de mai, 2021 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Explorer 2021
SUV Ford Explorer foi um dos carros híbridos plug-in testados pela revista alemã Autobild
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford segue reestruturando a operação brasileira após encerrar a produção de veículos no país. A nova fase como importadora começou com as estreias da picape Ranger Black e do esportivo Mustang Match 1. Outro que está chegando do México no meio do ano é o Bronco Sport. E a marca pode ter ainda um outro SUV conhecido dos brasileiros: o Explorer.

Vendido no Brasil na década de 90, o Ford Explorer fez sucesso por aqui e até hoje há unidades da primeira geração do modelo, de 1991, circulando no país. Entretanto, a marca do oval azul acabou encerrando a oferta do modelo uma década depois. Assim, a Ford se concentrou na produção de compactos, como a linha Fiesta, bem como com o Ecosport.

Ford Explorer Plug-In Hybrid
Ford/Divulgação

Publicidade


Mas passados 20 anos, a montadora mudou totalmente o foco, e, agora, planeja oferecer ao público brasileiro apenas veículos premium. E é por causa disso que o Explorer pode acabar no Brasil. O SUV grande de 7 lugares ganhou sua 6ª geração em 2020, e apresenta as últimas novidades da marca em tecnologia. Uma delas, a versão híbrida plug-in.

Um hiato de 20 anos

O Ford Explorer esteve no Brasil na primeira e segunda gerações. Depois, a marca só foi ter um SUV grande à venda no país com o lançamento do Edge, já no fim dos anos 2000. Caso tenha o passaporte carimbado, o utilitário deverá ser um dos modelos de topo da nova gama da montadora. Atualmente, a versão ST custa cerca de R$ 470 mil na Europa.

Ford Explorer Plug-In Hybrid
Ford/Divulgação

Ford Explorer Plug-In Hybrid
Ford/Divulgação

O SUV é um típico carro de família nos Estados Unidos. Com mais de 5 metros de comprimento, o Explorer tem amplo espaço na cabine, podendo acomodar até 7 passageiros adultos. E com todos os mimos possíveis, com saídas de ventilação individuais, várias portas USB para carregar eletrônicos, além de bancos elétricos dianteiros com massageadores.

Outro destaque no modelo é a enorme tela multimídia de 12,3 polegadas na vertical, ao estilo dos carros elétricos da Tesla. Por sinal, o novo Ford Explorer é híbrido do tipo plug-in. Dessa forma, pode ser recarregado em tomadas comuns e em estações de carga rápida, oferecendo autonomia para rodar até 42 km em modo puramente elétrico, segundo a Ford.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Desempenho esportivo

Além de rodar apenas com eletricidade, o Ford Explorer de 6ª geração entrega um tempero esportivo. O SUV grande combina um motor V6 de 3.0 litros com 363 cv de potência e 56,6 mkgf de torque a um motor elétrico que gera 102 cv e 30,6 mkgf. Assim, o utilitário conta com uma potência combinada de 457 cv, além de um torque estúpido de 84,2 mkgf.

ord/Divulgação

Tais números, quando colocados à prova, resultam em acelerações dignas de um automóvel esportivo. A despeito das cerca de 2,5 toneladas de peso total, o novo Explorer acelera de zero a 100 km/h em apenas 6 segundo. Além disso, atinge velocidade máxima de 230 km/h. Isso tudo com um consumo que pode chegar a cerca de 20 km/l de gasolina.

Ainda não é certo o retorno do Ford Explorer, mas digamos que o SUV de 7 lugares parece sob medida para a nova fase da marca no Brasil. Segundo a revista Quatro Rodas, o SUV tem boas chances de voltar.




Deixe sua opinião