O Ford Galaxie 500 de 1974, que atualmente está no Memorial JK, em Brasília, passará por uma restauração. Último carro particular do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o sedã pertence ao colecionador Flávio Noronha. Mas, devido ao teor histórico, o modelo será restaurado pelo Exército. A pedido de Noronha, aliás, será designado o 16º Batalhão Logístico (16º B Log) para a reforma do sedã.
Isso porque, segundo o Exército Brasileiro, a missão deste batalhão é apoiar a manutenção de material bélico, bem como restaurar viaturas militares antigas. Noronha procurou o comando do batalhão sugerindo a reforma, uma vez que o modelo já foi restaurado pelo órgão em 2010, por exemplo.
Assim, uma vez aprovada a solicitação feita ao escalão superior do Exército, foi enviado um ofício para o Memorial JK, que hoje responde pela entidade jurídica responsável pela preservação da memória do fundador de Brasília. A restauração do grande sedã executivo da Ford foi aceita, e iniciou-se um plano de recuperação do modelo.
Segundo Noronha, para ele, o Galaxie 500 de JK “tem que estar sempre pronto; é só colocar a bateria e sair”, para que assim possa participar de eventos e contribuir para a preservação do ex-presidente da república. Além do fato do Galaxie ser seu último carro, o simbolismo da ação deve-se ao fato de Juscelino ser visto como o pai da indústria automobilística nacional, por criar o GEIA, Grupo Executivo da Indústria Automotiva.
Ford Galaxe 500 de JK ajuda a preservar a memória do ex-presidente
Entretanto, mesmo que a Ford ou qualquer outra montadora não participe da ação de restauração, sabe-se que a preservação da memória de JK coincide intimamente com a história da indústria automotiva nacional. Uma das imagens que percorrem a história como um marco para o setor é a foto de JK andando em um Fusca, à época VW Sedan, conversível, na fábrica da VW da Anchieta, em 1959.
Para o vice-presidente do Memorial JK, Paulo Octávio (esposo da neta de JK), o trabalho de restauração a ser feito pelo Exército contribui para a preservação da história. Ele destaca ainda que o Galaxie “ajuda a preservar a memória de Brasília e também de seu fundador”. Por fim, a previsão é de que os trabalhos durem até o final de setembro, e que o Galaxie 500 1974 retorne para o Memorial JK em uma carreta. Juscelino Kubiscteck morreu a bordo de um Chevrolet Opala em um estranho acidente na Rod. Presidente Dutra, em Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.
Galaxie foi sedã de luxo da Ford por 15 anos
O Ford Galaxie, vendido no Brasil entre 1967 e 1982, era o modelo mais caro e luxoso da marca, e era figura fácil entre empresários e figuras públicas. Foi vendido desde as versões mais baratas, como o Galaxie 500, até as mais luxuosas, como o LTD e o Landau. Além disso, teve versão V8 álcool, mas acabou cedendo lugar a outro sedã da Ford, o Del-Rey.
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