Mal chegou ao mercado brasileiro e a Ford Ranger Raptor já ficou mais cara. Mas calma: existe um motivo para os milhares de reais extras na conta final. A picape parruda recebeu novos itens na lista de equipamentos em seu segundo lote de importação, que acaba de desembarcar no País por R$ 466.500 – ou R$ 17.900 a mais.
Lançada em novembro do ano passado, a caminhonete de alto desempenho custava R$ 448.600 quando chegou ao Brasil. Objeto de desejos dos endinheirados, o primeiro lote de 400 unidades esgotou no primeiro dia da abertura das vendas.
Já nesta segunda leva, a Raptor adiciona tecnologias presentes na “irmã maior” F-150, como preparação para reboque, aproveitando sua capacidade de tracionar até 2.240 kg. Além de engate, soquete de sete pinos para ligação elétrica e iluminação, o conjunto inclui o assistente inteligente de manobras Pro Trailer. Também recebe alerta de ocupantes traseiros para evitar o esquecimento de crianças no veículo, por exemplo.
“O engate de reboque aumenta a versatilidade da Ranger Raptor para o transporte de equipamentos nas trilhas. O seu assistente inteligente de manobras Pro Trailer, acionado pelo seletor de tração, é o mesmo da F-150 e permite que até motoristas sem experiência manobrem o reboque com facilidade, seguindo as orientações na tela”, diz Dennis Rossini, gerente de marketing da Ford.
Como é a Ranger Raptor
Importada da Tailândia, a Ranger Raptor é uma picape para quem procura uma performance extrema, especialmente na terra. Portanto, seu visual é diferente do das versões tradicionais, com o nome Ford em letras enormes na grade, para-choques de aço, alargadores dos para-lamas e protetor dianteiro na parte de baixo com ganchos de reboque embutidos. As rodas de liga leve na cor preta têm 17 polegadas e trazem pneus de uso misto de perfil alto. Para finalizar, o nome Raptor aparece estampado nas laterais e na traseira.
Em relação às medidas, a caminhonete é ligeiramente maior que a Ranger comum. Assim, são 5,36 metros de comprimento, 2,21 m de largura e 1,93 m de altura – só o entre-eixos de 3,27 m permanece. Sua capacidade de imersão, por exemplo, é a maior da categoria: 850 mm. Também são maiores os ângulos de entrada (32°), de saída (27°) e de transposição de rampa (24°). O vão livre do solo agora é de 272 mm.
Motor e equipamentos
Sob o capô está o motor 3.0 V6 biturbo que entrega 397 cv de potência e 59,5 mkgf de torque. O câmbio pode até ser o conhecido automático de 10 marchas de F-150, Mustang e da Ranger V6 a diesel, mas com calibrações próprias para seu alto desempenho. Desse modo, a caminhonete chega aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Por fim, a lista de equipamentos traz painel digital e central multimídia com tela de 12,4” cada, navegador off-road, som da Bang & Olufsen e iluminação externa de 360°. Os faróis são de LED Matrix e há tecnologias como controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito e assistentes de cruzamentos, manobras evasivas e permanência e centralização em faixa.
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