Você está lendo...
Strada, Saveiro, Toro: as picapes mais vendidas no 1º trimestre de 2024
Mercado

Strada, Saveiro, Toro: as picapes mais vendidas no 1º trimestre de 2024

Entre as picapes médias, Toyota Hilux se destaca, enquanto Ford Ranger e Chevrolet S10 têm disputa acirrada

04 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat-Strada- picapes mais vendidas
Fiat Strada lidera as vendas do segmento de picapes nos três primeiros meses do ano
Crédito:Fiat/Divulgação

Para a surpresa de um total de zero pessoas, a Fiat Strada fechou o primeiro trimestre de 2024 na liderança do segmento de picapes. E com folga. Apesar de ter perdido a primeira posição do ranking geral do período para o Volkswagen Polo, a picape compacta ainda acumula números impressionantes de vendas. 



Foram 26.577 emplacamentos, mais que o dobro da segunda colocada, a Volkswagen Saveiro, com 12.364 unidades. Como comparação, os números superam os do primeiro trimestre de 2023, com crescimento de quase 12%. Fechando o pódio na terceira posição ficou a Toro, modelo intermediário da Fiat, com 10.219 licenciamentos

Toyota Hilux picapes
Toyota/Divulgação

Publicidade


Hilux domina as picapes médias

Outro modelo que se destaca e domina a categoria de picapes médias é a Toyota Hilux. A japonesa por pouco não ficou na terceira posição do segmento, já que vendeu somente oito unidades a menos que a Toro nos três primeiros meses do ano (10.211). Depois, outras duas intermediárias ocupam as colocações seguintes: Ram Rampage (5.918) e Chevrolet Montana (5.815).

Voltando às médias, Chevrolet S10 e Ford Ranger brigam pelo sétimo lugar do ranking, com uma diferença relativamente pequena nos emplacamentos. A primeira teve 5.370 licenciamentos, enquanto a segunda ficou com 5.053 e terminou na oitava posição. Contudo, a S10 está prestes a chegar às lojas de cara nova. Mesmo que não seja uma geração nova, como foi com a Ranger no ano passado, essa profunda reformulação deve impulsionar as vendas do modelo.

Ocupando as duas últimas colocações do Top 10 do segmento de picapes estão a Renault Oroch na nona posição, com 3.136 vendas, e a Mitsubishi L200, com 2.530. Dessa forma, confira abaixo quais foram as 10 caminhonetes mais vendidas no acumulado de 2024 até agora.


10 picapes mais vendidas do 1º trimestre

  • 1 – Fiat Strada – 26.577
  • 2 – Volkswagen Saveiro – 12.364
  • 3 – Fiat Toro – 10.219
  • 4 – Toyota Hilux – 10.211
  • 5 – Ram Rampage – 5.918
  • 6 – Chevrolet Montana – 5.815
  • 7 – Chevrolet S10 – 5.370
  • 8 – Ford Ranger – 5.053
  • 9 – Renault Oroch – 3.136
  • 10 – Mitsubishi L200 – 2.530

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Titano é picape barulhenta e rústica, mas tem robustez
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.