Você está lendo...
Foton Tunland chega para ser primeira picape híbrida a diesel
Mercado

Foton Tunland chega para ser primeira picape híbrida a diesel

Foton vai lançar no Brasil duas versões da picape média Tunland, com sistema híbrido a diesel de 48 volts e cerca de 900 km de alcance

Andrea Ramos, especial para o Jornal do Carro

12 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Foton Tunland
Chinesa Foton vai entrar na disputa pelo mercado de picapes com a híbrida Tunland
Crédito:Foton/Divulgação

Na próxima segunda-feira (17), chega ao Brasil a Foton Tunland. Já à venda na Europa e nos vizinhos Argentina e Chile, a picape da marca chinesa de veículos comerciais será a primeira do segmento de médias com sistema híbrido leve a diesel e promete cerca de 900 km de autonomia. Mas a picape também tem versão com sistema híbrido com motor a gasolina. Porém, esta ainda não está certa no mercado brasileiro.

Seja como for, serão duas versões de acabamento oferecidas no País. Ao que tudo indica, a opção “G” será a de entrada e a “V”, de topo de linha. Todavia, vale lembrar que a Foton oferece várias configurações dentro da nomenclatura “G” – G5, G7 e G9, por exemplo. Na América do Sul, a versão G7 é a que está disponível nos países vizinhos e que em testes no Peru. Mas a G5 é a que conta com conjunto mecânico híbrido.

Foton Tunland
Foton/Divulgação

Publicidade


Foton Tunland V será a topo de linha

A versão V, portanto, será a de topo de linha. Contudo, não se sabe se o Brasil receberá a V7 ou a V9. A Foton Tunland V9 tem acabamento superior, com bancos forrados com couro, multimídia com tela central de 14″, sistema de câmeras de visão 360º, bem como assistentes semiautônomos de condução. Entre eles, por exemplo, Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência e assistente de permanência na faixa.

Foton Tunland
Foton/Divulgação

Além disso, conta com tração 4×4, motor 2.0 turbodiesel de 163 cv e 45,9 mkgf e câmbio automático ZF de 8 marchas. Mas vale lembrar que a Foton também comercializa em alguns mercados a opção com câmbio manual de 6 velocidades, também da ZF. Este pode chegar ao Brasil. Nas dimensões, a Tunland V9 tem 5,61 metros de comprimento, 2,00 m de largura, 1,90 m de altura e 3,35 m de distância entre-eixos. Assim, é maior que Toyota Hilux, Ford Ranger e BYD Shark.


Foton Tunland
Foton/Divulgação

Ainda pouco conhecida, Foton está há 13 anos no Brasil

A Foton está presente no Brasil desde 2011. Desde então, atua como importadora da linha de caminhões leves Foton Aumark. Porém, desde o início deste ano, a marca chinesa passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global.

Dessa forma, além da picape Tunland, a marca traz ao Brasil a linha de caminhões de 3,5t a 17t de PBT. Assim como modelos utilitários da linha Wonder, para disputar o mercado com a Fiat Fiorino e o Renault Kangoo, com a possibilidade de uma versão com motor elétrico. Por ora, com caminhões leves e médios, a Foton emplacou 161 veículos no País entre janeiro e maio deste ano.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet S10 2025 ganha potência e tecnologia para enfrentar a concorrência
Deixe sua opinião