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Foxconn, fabricante do iPhone, revela picape e SUV de 7 lugares elétricos
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Foxconn, fabricante do iPhone, revela picape e SUV de 7 lugares elétricos

A Foxtron, divisão de carros elétricos da Foxconn, apresentou três modelos em evento em Taiwan; SUV de 7 lugares chega ao mercado já em 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de out, 2022 · 4 minutos de leitura.

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Foxconn
Foxtron Model V é a picape 100% elétrica da divisão de carros da Foxconn, fabricante do iPhone
Crédito:Foxtron/Divulgação

No início de outubro, conforme contamos no Jornal do Carro, a Foxconn revelou dois novos carros elétricos, o hatch Model B e a picape Model V. Agora, os modelos apareceram oficialmente durante o evento Hon Hai Tech Day, em Taiwan. Mas não é só de protótipo que vive a fabricante do iPhone (da Apple), afinal, a marca mostrou a versão de produção do Model C. Nas ruas, o modelo chega a partir do segundo semestre do ano que vem.



O Model C é um SUV de 7 lugares. Agora, aparece como o único da gama com retrovisores comuns, sem telas adicionais no interior. Tem design bem parecido com o conceito, entretanto, veio mais arredondado. Tem faróis afilados, que buscam a sensação de esportividade.

Foxconn
Foxtron/Divulgação

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Por falar nisso, a tocada promete. De acordo com a empresa, são quase 700 km de autonomia. Contudo, não se sabe se o dado se baseia no ciclo europeu ou no asiático. A Foxconn declara aceleração de zero a 100 km/h em 3,8 segundos com o motor elétrico de 460 cv.

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Hatch, SUV e picape

Com tração nas quatro rodas, a picape Model V é a primeira projetada e desenvolvida em Taiwan, conforme enfatiza a fabricante. Ela tem quatro portas e cinco lugares. De acordo com a Foxtron, pode transportar 1 tonelada de carga e rebocar até 3 toneladas. A autonomia é de 450 km.


Já o hatch Model B tem desenho feito pelo estúdio Pininfarina. As colunas traseiras são bem largas e lembram o hatch elétrico VW ID.3. Já as luzes de LEDs vão de uma ponta a outra da carroceria. Destaque para o coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,26. No comprimento, mede 4,3 metros.

Foxconn
Foxtron/Divulgação

Breve histórico

A Foxconn está firme em fazer carros elétricos. Os modelos vêm por meio da divisão automobilística Foxtron, criada após fusão com a montadora chinesa Yulon Motor, em 2020. Desenvolvidos internamente, todos são feitos na mesma plataforma modular MiH. O plano é bastante ousado: ter 5% das vendas de carros elétricos no mundo até 2025.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.