Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

09/12/2022 - 7 minutos de leitura.

Fusca, Gol e Willys: os carros mais vendidos quando o Brasil venceu a Copa

Volkswagen tem dobradinha com Fusca e Gol, e Willys foi o campeão em 1958, ano do primeiro dos cinco títulos do Brasil na Copa do Mundo

Volkswagen Gol era o modelo mais vendido quando o Brasil conquistou seu último título mundial, em 2002 Crédito: Volkswagen/Divulgação

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Em época de Copa do Mundo, a torcida brasileira fica mais vibrante. Em 2022, a expectativa pelo #HEXA só aumenta, afinal, a Seleção vem dando show e vai para cima da Croácia, nesta sexta-feira (9), ao meio dia, pelas quartas de final do Mundial do Catar. Mas, para além do futebol, o coração dos brasileiros bate forte também pelos carros. São paixões nacionais.

Aliás, a indústria automobilística nacional começou a sua história praticamente junto com a primeira conquista da Copa do Mundo, na década de 1950. Para relembrar os anos em que a Seleção Brasileira venceu o Mundial, o Jornal do Carro traz a seguir a lista dos modelos mais vendidos nos anos em que o Brasil foi campeão. Ou seja, 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

1958 – Jeep Willys

Jeep/Divulgação
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No ano em que a primeira Kombi passou a sair da fábrica da Volkswagen na Anchieta (no ABC paulista), o primeiro Jeep nacional também chegava por aqui. Feito pela Willys Overland do Brasil, o utilitário seria o mais vendido do mercado no ano seguinte, justamente, o primeiro em que o Brasil levantou a taça da Copa do Mundo, após vitória contra a anfitriã Suécia.

O modelo – que teve nacionalização completa só em 1959, quando o motor também passou a ser feito no País – caiu nas graças da clientela brasileira, justamente pela carência de estradas pavimentadas. Características como caixas de rodas avantajadas e tração 4×4 (acionada por uma caixa de transferência com duas velocidades) fizeram do carro um sucesso. À época, o Willys tinha motor 2.6 a gasolina de seis cilindros que gerava, então, 90 cv e 18,67 mkgf.

1962 – Volkswagen Fusca

HÉLVIO ROMERO/ESTADÃO

Em 1962, a Seleção Brasileira venceu a Copa e se sagrou bicampeã na final contra a Tchecoslováquia. Naquele ano, o Mundial foi no Chile. No Brasil, os carros eram coisa de gente rica, mas o Volkswagen Fusca era um fenômeno. O simpático besouro unia forma e função como nenhum outro modelo da época. Com o início de produção nacional em 1959 (era importado desde 1950), o Fusca fez sucesso estrondoso. Foi tanto que o popular voltou ao mercado na década de 1990.

Em 1962, emplacou mais de 38 mil unidades. Assim, foi o precursor do sucesso que os modelos da marca fariam nos anos seguintes. Como o Gol, por exemplo, que ficou quase três décadas no primeiro lugar do ranking de vendas no mercado nacional.

1970 – Volkswagen Fusca

Felipe Rau/Estadão

Assim como Pelé, que já era considerado Rei do Futebol na Copa do Mundo de 1970, o Fusca também era considerado o rei das ruas. No ano do tricampeonato, o Volkswagen era, novamente, o veículo mais vendido do País. O Brasil levou a taça em uma final perfeita contra a Itália no Mundial do México. Naquele tempo, o clássico VW tinha motor 1.500 de 52 cv. E o sucesso era tanto, que o Fusca foi o carro mais vendido em todo o mundo dois anos depois.

1994 – Volkswagen Gol

Volkswagen/Divulgação

Após um hiato de 24 anos sem levantar a taça da Copa do Mundo, o Brasil venceu, novamente, a Itália numa apertada disputa por pênaltis, nos Estados Unidos. Enquanto isso, as ruas do Brasil ficavam inundadas pelo Volkswagen Gol.


Embora Fiat Uno, Ford Escort e Chevrolet Kadett também fizessem sucesso em meados da década de 1990, foi o Gol quem levou a taça. No ano do tetracampeonato, a segunda geração do compacto (apelidada de “Bolinha”) fazia enorme sucesso com a clientela. À época, deu certo a meta de atrapalhar a aceitação do recém-lançado Chevrolet Corsa. A dupla Gol quadrado e Gol bolinha ajudaram a alavancar os números de vendas. Mas o sucesso do hatch da VW era inegável. Aliás, se mantém. Afinal, o hatch ainda tem boa receptividade, mesmo já aposentado.

2002 – Volkswagen Gol

Volkswagen/Divulgação

Por fim, chegou o ano do penta. Em 2002, o Gol reinava, novamente, como campeão de vendas da Volkswagen – e do Brasil. No ano em que venceu a Alemanha no primeiro Mundial disputado em dois países (Coréia e Japão), o Brasil não tinha apenas Ronaldo como fenômeno, mas o Gol também se encaixava nessa definição. À época, vendeu quase 210 mil unidades. O popular estava na segunda geração (chamada de G3).


Até agora, a Copa e o ano de 2022 ainda não acabaram. Não sabemos se o Brasil será hexacampeão (tomara que sim!), tampouco se a Fiat Strada, de fato, leva o título de carro mais vendido do País. Entretanto, caso a lógica se concretize, teremos aí uma marca inédita no ranking para compor essa lista daqui a quatro anos.


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