Anunciado pela Petrobras nesta semana, o aumento no preço da gasolina já começa a afetar o bolso do consumidor. E quando o combustível derivado do petróleo fica mais caro, é certo que o valor do etanol também suba. Desse modo, muitos consumidores passam a pensar em medidas para, pelo menos tentar, driblar os custos extras. Dentre eles, a princípio, há quem opte por comprar carros mais econômicos. Assim, de olho nessa parcela da população, o Jornal do Carro selecionou os dez carros flex mais econômicos do mercado.
Com base na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, a lista, a princípio, disponibiliza dados como eficiência energética e consumo de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil. Há, no entanto, um total de 850 modelos e versões.
Cabe explicar, por fim, que a classificação leva em conta a média de consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro). Desse modo, quanto menor o número, mais eficiente é o veículo. Assim, é aplicada a média do rendimento considerando os dois combustíveis, etanol e gasolina, em ciclos urbano e rodoviário. O critério de desempate, todavia, prioriza o modelo que faz melhor média em km/l.

Kwid continua líder
Descartando modelos que adotam qualquer tipo de eletrificação, nossa lista, em síntese, é liderada pelo Kwid. O hatch compacto da Renault, contudo, crava 1,36 MJ/km. Em números, a princípio, faz 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada, com etanol no tanque. Com gasolina, entretanto, os números sobem para, respectivamente, 15,3 km/l e 15,7 km/l. Assim, o modelo recebeu nota A na tabela do PBEV para o segmento em que atua. No índice geral, por fim, leva B. Na sequência, ademais, vêm Peugeot 208 e Chevrolet Onix Plus.

Confira o top ten:
1 – Renault Kwid (1.0 3 cil. 68 cv/71 cv) – 1,36 MJ/km
Consumo cidade: 10,8 km/l (e) / 15,3 km/l (g); consumo estrada: 11 km/l (e) / 15,7 (g)
2 – Peugeot 208 (1.0 3 cil. 71 cv/75 cv) – 1,37 MJ/km
Consumo cidade: 10,4 km/l (e) / 14,7 km/l (g); consumo estrada: 11,3 km/l (e) / 16,3 (g)
3 – Chevrolet Onix Plus (1.0 3 cil. 78 cv/82 cv) – 1,40 MJ/km
Consumo cidade: 9,5 km/l (e) / 13,6 km/l (g); consumo estrada: 12,4 km/l (e) / 17,5 (g)
4 – Volkswagen Polo (1.0 turbo 3 cil. 109 cv/116 cv) – 1,42 MJ/km
Consumo cidade: 9,6 km/l (e) / 14 km/l (g); consumo estrada: 11,5 km/l (e) / 16,4 (g)
5 – Fiat Cronos (1.0 3 cil. 71 cv/75 cv) – 1,42 MJ/km
Consumo cidade: 9,9 km/l (e) / 14 km/l (g); consumo estrada: 11,4 km/l (e) / 16,1 (g)
6 – Fiat Mobi (1.0 4 cil. 71 cv/74 cv) – 1,44 MJ/km
Consumo cidade: 9,8 km/l (e) / 14,2 km/l (g); consumo estrada: 11 km/l (e) / 15,5 (g)
7 – Chevrolet Onix Plus (1.0 turbo 3 cil. 116 cv) – 1,44 MJ/km
Consumo cidade: 9,3 km/l (e) / 13,4 km/l (g); consumo estrada: 11,8 km/l (e) / 16,9 (g)
8 – Chevrolet Onix (1.0 3 cil. 78 cv/82 cv) – 1,45 MJ/km
Consumo cidade: 9,4 km/l (e) / 13,3 km/l (g); consumo estrada: 11,6 km/l (e) / 16,6 (g)
9 – Volkswagen Virtus (1.0 3 cil. 109 cv/116 cv) – 1,47 MJ/km
Consumo cidade: 9,2 km/l (e) / 11,3 km/l (g); consumo estrada: 13,5 km/l (e) / 15,9 (g)
10 – Chevrolet Onix (1.0 turbo 3 cil. 116 cv) – 1,50 MJ/km
Consumo cidade: 9,1 km/l (e) / 13,1 km/l (g); consumo estrada: 11,1 km/l (e) / 16,1 (g)