Você está lendo...
GM desiste de produzir picape elétrica com Nikola após escândalo de fraude
Notícias

GM desiste de produzir picape elétrica com Nikola após escândalo de fraude

Novo memorando não vinculativo substitui o acordo firmado em setembro e desvincula produção da picape Nikola Badger na sede da GM

Emily Nery

03 de dez, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

nikola startups
PICAPE BADGER DA NIKOLA ESTÁ NO MEIO DA DENUNCIA
Crédito:NIKOLA

Há pouco mais de dois meses, a GM e a Nikola firmaram uma parceria para construir a picape a hidrogênio Badger. Contudo, em pouco tempo, a novata empresa se envolveu em um grande escândalo de fraude que resultou no afrouxamento do acordo entre as duas montadoras.

Nesta segunda-feira (30), as duas empresas assinaram um memorando não vinculativo que substitui o acordo firmado em 8 de setembro. Em outras palavras, cabe à General Motors fornecer tecnologia de células de combustível Hydrotec para uso em caminhões da Nikola. Além disso, segundo a dona do projeto Badger, ela continuará discutindo o uso das baterias Ultium da GM em seus utilitários.

Ou seja, não haverá compra de ações pela GM ou construção da Badger em Detroit. A startup também afirmou que colocou um ponto final no desenvolvimento da picape e que irá reembolsar seus clientes. Com o novo anúncio, as ações da Nikola despencaram 37% do dia 27 de novembro até hoje, com os papéis cotados a US$ 17,37. Caso o novo memorando tenha sucesso, a empresa deverá iniciar os testes com as células Hydrotec em seus caminhões até o fim de 2021.

Publicidade


Nikola: uma eterna promessa?

Startup que chegou a ser apontada como a “Tesla das picapes” anunciou acordo com a GM que dispunha da compra de 11% de suas ações pela gigante automotiva, cujas valiam US$ 2 bilhões em setembro. Em troca, a Nikola forneceria tecnologias de células de combustíveis para equipar os veículos da fabricante de Detroit, bem residir a produção da Badger na sede da GM.

Entretanto, após o anúncio, a Hindenburg Research publicou um relatório no qual afirmava que a startup mentiu sobre o investimento de tecnologia em células de hidrogênio para lucrar com promissores investidores. Como era o caso aparente da General Motors. As acusações repercutiram fortemente na bolsa e as ações da empresa caíram mais de 60%. Em primeiro momento, a Nikola negou às diversas acusações.


No entanto, algumas semanas depois, o CEO Trevor Milton renunciou do cargo. O movimento aumentou ainda mais as especulações sobre a veracidade do relatório. Por sua vez, a GM optou por prolongar o prazo de rescisão para até o dia 3 de dezembro.



Deixe sua opinião