A General Motors encerrou de vez a produção do Chevrolet Bolt e do Bolt EUV em Michigan, nos Estados Unidos. Como noticiado pelo Jornal do Carro, o fim do Bolt era iminente. Afinal, a partir deste ano, todos os elétricos da GM terão como base a plataforma Ultium, mais moderna e que já está presente em outros modelos da fabricando, como a Silverado EV, por exemplo. Dessa forma, as últimas unidades do Bolt foram produzidas no dia 20 de dezembro de 2023.
De acordo com a CEO da montadora, Mary Barra, a nova geração do Chevrolet Bolt deve chegar ao mercado em 2025 completamente repaginada. Até o momento, não há muitas informações sobre o modelo. No entanto, é confirmado que as baterias serão diferentes. Dessa forma, a GM vai trocar as atuais baterias de íons de lítio para as de fosfato de ferro-lítio (LFP). Com essas alterações, a marca busca reduzir os custos de produção. Baixando o preço para cerca de US$ 25 mil. Ou seja, cerca de R$ 125 mil. Seja como for, o projeto ainda é uma incógnita.
GM tem planos para o Brasil
No Brasil, o Chevrolet Bolt EV chegou no segundo semestre de 2022 pelo preço alto de R$ 329.000. Já o Bolt EUV estreou em maio de 2023 com um lote limitado de 200 unidades, pelo preço sugerido de R$ 279.990. Seja como for, a missão do Bolt EUV foi de preparar o terreno para a transição elétrica da GM no Brasil. Afinal, a montadora tem um plano estratégico de vender veículos elétricos com maior volume de produção.
Aliás, a GM já tem outros dois modelos elétricos confirmados para o Brasil em 2024. São eles Equinox EV, que será o modelo de entrada, e o Blazer EV. O Blazer EV virá do México. De acordo com a GM, o SUV vai gerar potência equivalente a 560 cv. Além disso, a bateria terá alcance de 530 km. Já o Equinox EV será o elétrico mais barato da Chevrolet e vai substituir o atual Bolt EV.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!