A GM fechou um acordo para produzir a nova S10 e um SUV derivado da picape – não necessariamente a Trailblazer – no Brasil. A informação é do site Automotive Business.
De acordo com o site, a GM acertou nesta quinta-feira (7) acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), onde serão feitos os novos produtos. Como conclusão da negociação, a unidade receberá investimento de R$ 5 bilhões.
O Automotive Business informa também que os 4 mil trabalhadores da fábrica aceitaram o conjunto de dez medidas propostas pela GM, para viabilizar o investimento.
Inicialmente, eram 28 as propostas da montadora. Porém, após duas semanas de negociação, as duas partes acertaram que o número de propostas cairia para dez.
Descontos em bônus e rebaixamento do piso salarial estão entre as propostas aceitas, de acordo com a mesma fonte. Em contrapartida, está encerrado o risco de a fábrica de São José dos Campos fechar.
VEJA TAMBÉM: Os SUVs mais vendidos em janeiro
1º - Jeep Renegade
O Renegade estreia o ano na frente do irmão maior Compass e do rival Honda HR-V. O SUV compacto teve 4.783 unidades emplacadas. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
2º - Jeep Compass
O Compass larga como o segundo SUV mais vendido do ano, e garante, com o Renegade, a liderança folgada entre as marcas no segmento. Foram 4.109 unidades. Foto: Werther Santana/Estadão
3º - Honda HR-V
Com 3.667 unidades vendidas, o HR-V ficou com a terceira posição entre os SUVs em janeiro, e a segunda na categoria (atrás do Renegade). Foto: Gabriela Bilo/Estadão
4º - Nissan Kicks
O Kicks larga em quarto lugar, com 3.486 veículos vendidos. Foto: Felipe Rau/Estadão
5º - Hyundai Creta
Com 3.236 unidades emplacadas, o Creta ficou na quinta posição. Foto: Felipe Rau/Estadão
6º - Ford EcoSport
O modelo, que acaba de chegar ao mercado numa nova versão sem estepe na tampa, teve 2.798 unidades emplacadas no mês passado. Foto: Felipe Rau/Estadão
7º - Renault Captur
A Renault vendeu 2.557 unidades do Captur, o que lhe garantiu a sétima posição no mês. Foto: José Patrício/Estadão
8º - Renault Duster
O veterano Duster aparece em oitavo lugar, com 1.911 veículos vendidos. Foto: Rafael Arbex/Estadão
9º - Chevrolet Tracker
Com 1.514 unidades, o mexicano Tracker obteve a nona posição. Foto: Gabriela Bilo/Estadão
10º - Toyota Hilux SW4
A Hilux SW4 conseguiu a décima colocação no ranking, com 1.187 unidades. Foto: Toyota/Divulgação
Negociações da GM
No mês passado, surgiram notícias sobre ameaça de a General Motors deixar o Brasil, caso não voltasse a ter lucro. O rumor foi desencadeado por um comunicado enviado pelo presidente da companhia, Carlos Zarlenga, aos funcionários do País.
A GM se manifestou sobre o caso pela primeira vez no último sábado (2). Em nota, a empresa informou que negociava com o governo e sindicatos para viabilizar um investimento de R$ 10 bilhões entre 2020 e 2024.
Esse montante, se confirmado, seria aplicado em suas fábricas paulistas. Além da planta de São José dos Campos, a montadora opera em São Caetano do Sul, que é sua sede no País.
VÍDEO DA SEMANA: Novo Camaro e Mustang vão para a pista de arrancada
Nova S10
Pouco se sabe sobre a nova S10. De acordo com informações do site Motor1, a picape deverá ficar maior, mais espaçosa e mais próxima da norte-americana Colorada.
Esta é a picape média da Chevrolet para o mercado dos Estados Unidos. Ela é diferente da Colorado vendida na Ásia e na Austrália, que é praticamente “irmã” de nossa S10.
A nova S10 é um projeto global. Sua estreia mundial deverá ocorrer em 2022, também de acordo com o Motor1. Ainda não há data de lançamento revelada para o Brasil.