A General Motors, por meio da joint venture com a SAIC-Wuling, apresentou um novo jipinho elétrico na China. Estamos falando do Baojun Yep, modelo subcompacto 100% elétrico. A novidade tem visual quadrado que remete ao do Suzuki Jimny, vendido também no Brasil com motor a gasolina e preço de SUV médio, como o Jeep Compass. Voltando ao carro da GM-SAIC, a proposta é outra. Embora não se trate de um 4×4 à altura do Suzuki, o carrinho tem estilo moderno e pegada urbana.
Um dos destaques, com certeza, é o desenho. Na dianteira, o jipe traz faróis Full-LEDs e quatro luzes de uso diurno sob a grade preta. Há, ainda, para-choques com estilo robusto, bem como acabamento preto nas caixas de roda, barras no teto e retrovisores, entre outras peças. Na imagem divulgada pela marca, chama a atenção também a carroceria pintada de um tom parecido com laranja.
Na traseira, por sua vez, a tampa tem abertura lateral. Além disso, é possível notar que os pneus são para uso em asfaltou. Ou seja, o modelo está longe de ser off-road. Em relação às dimensões, o Baojun Yep tem 3,38 metros de comprimento, 1,68 m de largura e 1,72 m de altura. Além disso, a distância entre os eixos é de 2,11 m.
Portanto, o carrinho é 30 cm mais curto do que o Kwid, por exemplo, tanto no comprimento quanto na distância entre os eixos. Ou seja, o compacto da Renault tem 3,68. Porém, o modelo fabricado no Paraná é 10 cm mais estreito e 24 cm mais baixo que o chinês. Por ora, a GM-Saic não revelou imagens da cabine de seu novo produto.
300 km de autonomia
Segundo a fabricante, o jipinho tem motor elétrico instalado na traseira que gera o equivalente a 68 cv de potência e 14,2 mkgf de torque entregues de forma instantânea. Como resultado, o Yep tem velocidade máxima de 100 km/h. Além disso, a tração é na traseira e autonomia chega a 300 km, conforme o padrão chinês de medição. A estreia do novo carrinho será em março, durante o Salão de Xangai.