Você está lendo...
Suzuki Jimny terá versão elétrica e marca planeja mais 4 carros
Mercado

Suzuki Jimny terá versão elétrica e marca planeja mais 4 carros

Para neutralizar suas emissões de carbono, a Suzuki promete lançar cinco carros elétricos até 2030, incluindo um SUV inédito baseado no conceito eVX

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de fev, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Suzuki vai lançar cinco carros elétricos, incluindo o Jimny, até 2030
Crédito:Divulgação/Suzuki

Após apresentar a nova geração do Jimny e sua versão de quatro portas, a Suzuki confirmou que o jipe ganhará opção 100% elétrica. Além disso, a marca japonesa vai lançar outros carros movidos a baterias até 2030. O foco será o mercado europeu, onde o primeiro modelo da nova linha estreia em 2025. Entretanto, não será o Jimny EV, mas um SUV. Provavelmente, o modelo será baseado no conceito evX, apresentado há cerca de um mês.  

Por ora, não há detalhes sobre os novos veículos. Seja como for, a Suzuki quer que 80% das suas vendas na Europa sejam de modelos elétricos. Os outros 20% seriam de híbridos. Rumores que circulam na imprensa internacional apontam para uma versão do Jimny. Para outros mercados, como o Japão, por exemplo, a empresa promete lançar seis carros movidos a baterias. Mesmo número previsto para a Índia.

Suzuki
Divulgação/Suzuki

Publicidade


Conceito de SUV

O protótipo eVX foi revelado durante o Auto Expo Índia. Embora seja um conceito, o modelo antecipa as linhas do futuro SUV da marca. A versão final será o primeiro produto 100% elétrico da Suzuki. Com 4,3 metros de comprimento, o utilitário terá baterias com cerca de 60 kWh de capacidade. Desse modo, a autonomia deverá girar em torno dos 550 km.



O carro vai ter dois motores elétricos, sendo um em cada eixo. Assim, terá tração 4×4. Segundo o presidente da empresa, essa é uma das características do ”DNA da Suzuki”. Além disso, nada mais foi revelado sobre este ou os outros futuros produtos.

Suzuki
Suzuki/Divulgação

Investimento em elétricos

Para Com o objetivo de ser tornar neutra em emissões de carbono até 2035 no Japão, a Suzuki vai investir cerca de 2,5 trilhões de ienes em uma fábrica de baterias. Ou seja, aproximadamente R$ 98 bilhões na conversão direta. Além disso, a marca também pretende aplicar 2 trilhões de ienes no desenvolvimento de novos produtos. Portanto, além de carros a empresa vai apostar em motos e barcos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião