Lideranças nacionais e internacionais da General Motors anunciaram na manhã desta quarta-feira (4) um investimento robusto nas instalações da empresa no Estado de São Paulo. Serão R$ 5,5 bilhões aplicados nas fábricas de São Caetano do Sul, no ABC, de São José dos Campos, no interior, e no Centro de Tecnologia da GM para o lançamento do primeiro sistema híbrido flex da empresa. O anúncio coube a Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente da GM Mercados Globais.
Outro executivo da marca, Shilpan Amin, Presidente da GM internacional, detalhou que a tecnologia híbrida flex da empresa terá dois níveis de eletrificação: híbrido leve (MHEV) e híbrido plug-in (PHEV).
Tracker e Montana híbridos leves
Em janeiro de 2025, a GM completará 100 anos no Brasil e, segundo Santiago Chamorro, presidente da filial brasileira, a montadora prepara grandes novidades. O executivo não revelou quais serão, mas tudo aponta para que o SUV Tracker e a picape Montana sejam os primeiros modelos a trazer o sistema híbrido leve flex da marca. Além disso, conforme publicamos recentemente no JC, logo no início do ano que vem a montadora vai renovar a dupla Onix e Onix Plus. Virão ajustes mecânicos para cumprir os novos limites de emissões do Proconve L8.
O sistema híbrido leve flex da marca deverá se basear no atual conjunto mecânico disponível no SUV e na picape. Ou seja, o motor 1.0 turboflex de até 116 cv deverá receber um sistema híbrido leve de 48 volts. O que vai melhorar a eficiência energética e reduzir o consumo de combustível nos modelos.
Novo Chevrolet Equinox híbrido a caminho
Santiago Chamorro não revelou qual modelo, mas confirmou que a marca lançará em novembro um novo modelo no Brasil. Ao que tudo indica, será a nova geração do SUV Equinox, em sua versão a combustão. Em seguida, chega a versão híbrida plug-in, a primeira da marca Chevrolet. Tal versão estreou no início deste ano nos Estados Unidos e chegou também ao México. O SUV já está em testes no Brasil com um conjunto mecânico que combina motor 1.5 turbo a gasolina capaz de gerar 172 cv a um elétrico de 190 cv alimentado por uma bateria com autonomia para cerca de 150 km em modo 100% elétrico.
O Jornal do Carro também está no Instagram!