Para quem já abandonou o velho guia rodoviário e os mapas de papel, o aplicativo Google Maps é uma das opções mais usadas. Agora, uma pesquisa conduzida pelo Nationwide Vehicle Contracts afirma que o app é o mais usado no mundo, além de dominar vários mercados, além do norte-americano. O Maps tem mais de 10 bilhões de downloads, por exemplo.
Antes de qualquer coisa, é importante saber que o estudo é baseado no volume de pesquisa — com que frequência as pessoas pesquisam um produto no Google. Assim, os dados de pesquisa mostram o interesse em um produto específico e, considerando a diferença, é uma maneira de dizer qual aplicativo domina uma determinada categoria.
Acima, os números mostram os dados coletados considerando o mercado americano, cujo principal rival é o Apple Maps. Assim, é possível notar a preferência do público pelo sistema Google. Entretanto, se considerarmos outros mercados, incluindo o brasileiro, seu verdadeiro rival é o Waze, cujos dados também foram comparados na pesquisa.
Comparado ao Google Maps, o Waze está particularmente interessado em dados de trânsito, fornecendo aos motoristas informações sobre perigos como acidentes, radares, buracos e atropelamentos. No entanto, a pesquisa mostra que o Maps também é o melhor na categoria direção, com mais de 9 milhões de pesquisas, considerando o Reino Unido. No Canadá, o Maps também está à frente.
Google Maps vs. Waze: seus diferenciais
O Google Maps e o Waze estão liderando a batalha de software de navegação, e a lacuna de recursos entre eles está diminuindo com a adição de relatórios de incidentes, por exemplo. Os usuários do Google Maps podem fixar perigos no mapa desde pelo menos 2019, embora o recurso fosse exclusivo para dispositivos móveis, por exemplo.
A partir deste ano, os relatórios de incidentes também estão disponíveis no Android Auto e CarPlay, e os usuários podem sinalizar perigos como acidentes, obras e radares de velocidade. Muitos usuários acreditam que o Google abordar a lacuna de recursos entre seu aplicativo de navegação abre caminho para uma fusão.
No entanto, ainda não há nenhuma indicação de que o Google esteja seguindo essa estratégia. Especialmente porque o Waze continua focado exclusivamente na navegação de tráfego e relatórios de incidentes.
Seja como for, Maps e o Waze registram uma competição forte em cima de especialistas em navegação como TomTom, HERE e Sygic. Embora continuem sendo as principais escolhas graças a uma mistura de licenças gratuitas e recursos avançados. Por fim, você encontra ambos os aplicativos de navegação disponíveis em dispositivos móveis e no carro no Android Auto e CarPlay.
O Jornal do Carro também está no Instagram!