A Great Wall divulgou detalhes do Haval H6. A marca chinesa, a exemplo de outras fabricantes, adotou a estratégia de fazer o lançamento a conta-gotas. Desta vez, revelou informações sobre os motores e informa que o desenho traz detalhes exclusivos para o mercado brasileiro (veja vídeo abaixo). A promessa é de que o SUV estreie no primeiro semestre de 2023 para concorrer com modelos como Caoa Chery Tiggo 8 Pro e Jeep Compass 4xe.
A princípio, a GWM vai vender três famílias de produtos no Brasil: Tank (SUVs off-road de luxo), Poer (picapes) e Haval (SUVs urbanos). E o primeiro deles será o H6. Embora a marca ainda não tenha revelado especificações técnicas, a marca informa que o carro terá trem de força exclusivo no País.
Segundo a filial brasileira da GWM, o H6 vai ser o primeiro Haval do mundo com motor a combustão combinado com dois elétricos – um em cada roda traseira. Segundo a marca, o sistema híbrido plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas em tomadas, garante autonomia de até 1.000 km. O modelo mostrado nesta semana tinha o emblema PHEV na tampa do porta malas. A sigla é de Veículo Elétrico Híbrido Plug-in, em tradução livre. Além disso, a marca promete lançar uma versão híbrida convencional.
Ainda na parte mecânica, a marca informa que o conjunto de suspensões foi retrabalhado. Afinal, as condições das estradas brasileiras exigem bastante do sistema. Do mesmo modo, foi preciso adequar o conjunto de direção do SUV à realidade brasileira. Nesse sentido, foram feitos ajustes no nível de atuação da assistência elétrica e na relação de giro do volante. De acordo com a marca, o objetivo é tornar as respostas rápidas e diretas.
Visual exclusivo para o Brasil
O Haval H6 brasileiro traz detalhes diferentes do SUV oferecido em outros mercados. O logotipo da marca, por exemplo, na grade e na tampa traseira, tem novo grafismo e é menor que o do carro asiático. Além disso, os acabamentos externos das molduras de janelas, rack de teto e frisos são exclusivos.
Bem como o desenho das rodas de liga leve de 19 polegadas. Segundo a GWM, a escolha visa atender as preferências do consumidor, relatada em pesquisas realizadas no País.
Tecnologia
A nacionalização do projeto inclui a reprogramação de recursos do sistema de condução ativa. Assim como do dispositivo de conectividade. A tela da central multimídia, que, segundo a marca, vai receber atualizações de forma remota e conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, tem 12,3″. Conforme a GWM, o SUV terá, ainda, câmera para reconhecimento facial, head up display, sistema de condução semiautônoma de nível 2 e conexão com internet 5G.
Além disso, o Haval H6 tem controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência. Bem como detector de pedestres e ciclistas e alerta de tráfego cruzado. Da mesma forma, há monitor de ponto cego e assistentes de permanência em faixa e de baliza. Por fim, o carro da marca chinesa tem o chamado “smart cornering”. Ou seja, um recurso que utiliza o navegador GPS e ajusta a velocidade automaticamente antes de curvas, por exemplo.