Logo no início de 2022, a Great Wall Motors (GWM) apresentou seus planos para o Brasil. Dentre eles, lançar o primeiro carro no País. Pois chegou a hora. A montadora chinesa deu início às vendas do SUV Haval H6. A versão híbrida convencional tem sobrenome “Premium HEV” e preço de R$ 209 mil. Ou seja, o utilitário chinês vem na cola do Toyota Corolla Cross XRX Hybrid, versão topo de linha com tabela de R$ 207.790 na linha 2024.
Com uma única versão disponível, o Haval H6 Premium HEV terá mesmo preço de norte a sul do Brasil. É uma estratégia da GWM. Aliás, a montadora aproveita o lançamento para anunciar os preços das versões plug-in de seus dois SUVs. O Haval H6 Premium PHEV AWD 2024 custa R$ 269 mil. Já o H6 GT PHEV AWD 2024, versão com estilo cupê, tem tabela de R$ 299 mil.
Além disso, a parceria da GWM com o Mercado Livre continua. Ou seja, qualquer dos três modelos cobra um sinal de R$ 9.000 até o dia 31 de março.
Quais são os rivais do GWM Haval H6
Embora tenha sido ajustado para o mercado brasileiro, o Haval H6 chega importado da China. O SUV híbrido vem concorrer com o Toyota Corolla Cross Hybrid, Jeep Compass S e VW Taos 250 TSI – todos na faixa entre R$ 207 mil e R$ 230 mil.
Mecanicamente, o Haval H6 Premium HEV difere da versão plug-in. Além de não ser recarregável em fonte externa, tem apenas um motor elétrico. Este trabalha com o motor 1.5 turbo a gasolina e uma bateria pequena de 1,6 kWh. O conjunto híbrido gera 243 cv de potência e um torque máximo robusto de 54 mkgf. Assim, acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos.
SUV híbrido é bem recheado
O Haval H6 Premium tem quatro modos de condução, que vão do piso normal ao escorregadio. A bordo há cinco portas USB, carregador de celular sem fio, duas tomadas 12 volts, Head-Up Display de 9″ personalizável e quadro de instrumentos com tela de 10,25″.
A lista de equipamentos, aliás, é bem ampla. Afinal, tem ainda multimídia com tela de 12,3″ e espelhamento sem fio com Apple CarPlay e Android Auto. E o veículo receberá atualizações remotas “pelo ar” (via sistema OTA, sigla de “Over The Air”). Por fim, o SUV tem sistema de GPS para quem não gosta de apps, internet a bordo e teto solar panorâmico.
Outro destaque no Haval H6 são os serviços remotos. Por exemplo, dá para ver pelo celular informações como portas abertas, localização em tempo real e autonomia. Bem como permite comandar ações como abertura e fechamento do teto solar, entre outras funções.
Haval H6 tem até assistente de desvio para evitar batida
E tem toda a parte de segurança. O utilitário tem sistema de condução semiautônoma de nível 2. Ou seja, vem de fábrica com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência (com detector de pedestres e ciclistas), e o monitor de ponto cego.
Além disso, tem assistente ativo de ponto cego, que funciona com o carro desligado, para alertar quem vai desembarcar, e assistente de manobra Full Parking Assist – entra e sai da vaga sozinho. Por fim, um dos recursos avançados da GWM é o “Desvio Inteligente”. O sistema ajuda o motorista a desviar de outro carro ou de um obstáculo à frente se detectar risco de colisão.
O Haval H6 está disponível em seis cores. Para atrair interessados, a GWM anuncia as duas primeiras revisões são grátis, assim como dois anos de internet com Wi-Fi e cobertura total da bateria. E tem o “Tomorrow Assistance”, com carro reserva de cortesia.
*Colaborou Diogo de Oliveira.
O Jornal do Carro está no Instagram, confira!