A GWM lança seu segundo carro no Brasil. Depois de comprar a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), para produzir carros no País a partir de 2024, a chinesa está investindo pesado na eletrificação. Por aqui, sua gama é composta por versões híbridas comuns e do tipo plug-in do SUV Haval H6. Mas a montadora quer ir mais longe e anuncia o ORA 03. O hatch elétrico é uma dos vários lançamentos feitos no Festival Interlagos 2023, que acontece no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, até este domingo (23).
O modelo chinês, primeiro da marca de elétricos ORA, da GWM, tem como principal alvo o conterrâneo BYD Dolphin. Suas pré-reservas acabaram de começar, mas as entregas começam em outubro. Os preços, entretanto, a marca prefere manter em sigilo. Mas não deve fugir muito aos valores praticados pelo rival e também por SUVs compactos que a Great Wall Motors afirma mirar, como Honda HR-V e VW T-Cross, por exemplo. Ou seja, de acordo com a GWM, ficará entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.
No mercado brasileiro, a fabricante vai atacar com duas versões: ORA 03 E e ORA 03 GT. O motor elétrico é o mesmo em ambas, com 171 cv e 25,5 mkgf de torque. O que muda são as baterias. A primeira tem 48 kWh e a versão GT, 63 kWh. A marca ainda não fala em autonomia, afinal, não foi homologado pelo Inmetro. Na China e Europa, roda até 400 km conforme o ciclo WLTP. Seja como for, a velocidade máxima é sempre de 160 km/h.
Além disso, é possível carregá-lo em tomadas residenciais de 220V, em fontes Wallbox de 7kW e até em carregadores rápidos de 150 kW, por exemplo. Nestes, bastam cerca de 50 minutos para recuperar as baterias – entre 10% e 80% de carga.
VEJA TAMBÉM
5 produtos essenciais para cuidar do seu carro
Mais itens e tamanho maior
Outro ponto forte do ORA 03 é a lista de equipamentos vasta, afinal, oferece itens indisponíveis em alguns adversários. Tem, por exemplo, teto solar panorâmico, banco com massagem, ventilação e aquecimento e duas telas de 10,25 polegadas no painel, que unem o quadro de instrumentos e o multimídia. Nela, há espelhamento com Apple CarPlay sem fio.
Ademais, vem com 7 airbags, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma, assistente de estacionamento e porta-malas com abertura por aproximação. Em termos de segurança , ganhou 5 estrelas no EuroNCAP. O detalhamento dos itens a GWM promete para agosto, no lançamento oficial do carro.
Algumas medidas também são maiores que o rival da BYD. Enquanto tem 4,26 metros de comprimento, 1,83 metro de largura, 1,60 metro de altura, o Dolphin apresenta, respectivamente, 4,12 m, 1,77 m, 1,57 m. Entretanto, no entre-eixos, vitória para o Dolphin, que tem 2,70 m contra 2,65 m do rival. Por fim, no porta-malas, a BYD também sai na frente, com 345 litros, enquanto o elétrico da GWM comporta 228 litros.
A GWM afirmou que vai ter programa de assinatura e vendas do carro pelo Mercado Livre. A ORA ainda dará carregador portátil de 3,6 kWh, garantia de 5 anos sem limite de km, tag GWM por 12 meses, financiamento com recompra garantida e “Tomorrow Assistance” – oficina remota com carro cortesia. Assim, é o mesmo esquema dos SUVs da GWM.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!