25/07/2013 - 4 minutos de leitura.

Hasta la vista, tanquinho

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

José Antonio Leme

Quem nunca se esqueceu de abastecer o reservatório auxiliar de gasolina e se viu em problemas porque o carro flexível, com o tanque cheio de etanol, demorou a pegar no frio? Para o bem, o problema e o tanquinho estão com os dias contados graças ao recurso que coloca o combustível na temperatura ideal antes de a chave estar na ignição.

Há três sistemas disponíveis no mercado, produzidos por Bosch, Delphi e Magneti Marelli. Eles trazem o mesmo conceito: aquecer o etanol até que o motor atinja o ponto ideal de funcionamento. Nos três, o carro perde o tanque, mas ganha um módulo eletrônico a mais, que comanda a temperatura e tempo do aquecimento. Este módulo traz uma resistência, que transforma a carga elétrica em calor.

Continua depois do anúncio

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

O sistema da Delphi, que atualmente está apenas no JAC J3 Sport, é o único que aquece o combustível diretamente nos bicos da injeção eletrônica, o que exigiu injetores maiores. Tanto Bosch – cuja tecnologia equipa modelos de Citroën, Honda, Peugeot e Volkswagen – quanto Magneti Marelli (que lançará seu sistema no mercado apenas em 2014, provavelmente em um Fiat) trabalham com o aquecimento na galeria de combustível, comumente chamada de flauta.

Essa peça recebe o etanol enviado pela bomba e distribui para os bicos injetores, que não sofreram alterações. A Bosch trabalha com duas gerações. A primeira, que estreou no VW Polo E-Flex, em 2009, tem galeria de aço inox. A segunda, na qual a peça é de plástico, por enquanto está disponível apenas no VW Fox de motor 1.0 três cilindros.


Além do conforto, o sistema gera também economia de combustível e menor emissão de poluentes, pois proporciona melhor queima do etanol, liberando menos hidrocarbonetos na atmosfera. Em todos os casos, o sistema pode ser adaptado conforme o desejo da montadora, podendo iniciar o processo ao abrir a porta do carro, bloqueando a ignição antes de a temperatura ideal ser atingida ou emitindo um aviso visual.

Notícias relacionadas

Lançamentos

Porsche Cayenne GTS chega ao Brasil e tem pré-venda; veja o preço

Mercado

Ram Classic baixa de preço e custa o mesmo que picapes médias

Lançamentos

VW T-Cross 2025 estreia no Brasil com novo visual; veja os preços

Notícias

Novo HR-V reestilizado ganha patentes no Brasil e será híbrido flex

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0%

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

HB20 COMFORT PLUS 1.0 MT por R$75.990,00 com usado na troca

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

Comfort Plus MT 24/25 De R$ 95.590 por R$ 91.590

Hyundai New HB20S Comfort Plus

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

VER TODAS AS OFERTAS