Você está lendo...
Hatch elétrico barato da GM na China, Cloud EV estreia com preço de R$ 65 mil
Notícias

Hatch elétrico barato da GM na China, Cloud EV estreia com preço de R$ 65 mil

Fruto da junção da GM com mais duas montadoras chinesas, vai disputar mercado com BYD Dolphin; Cloud EV já tem 10 mil encomendas feitas

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

14 de ago, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

GM Baojun Cloud EV
Baojun Cloud EV é aposta da GM para disputar com BYD Dolphin e GWM Ora 03
Crédito:Baojun/Divulgação

A General Motors (GM) lançou na China um novo carro elétrico de entrada que tem exatamente os mesmos preços do BYD Dolphin, modelo que estreou no fim de junho no Brasil e vem causando um rebuliço entre os carros de entrada. Vários modelos baixaram de preço, como o Renault Kwid elétrico e o Caoa Chery iCar, que já custa R$ 120 mil, ou seja, faixa do pacote do carro popular.

O Baojung Cloud (ou Yunduo em chinês), é fruto da parceria entre as marcas Saic, GM e Wulling, e tem dimensões parecidas com outro produto da GM: o Bolt EUV. São 4,29 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,65 metro de altura, e um entre-eixos de 2,70 metros, por exemplo. Isso faz dele o maior elétrico ofertado pela Baojung, além de ser o primeiro cinco portas da marca.



Dimensões espaçosas dão ao modelo um ar de minivan (Baojun/Divulgação)

Publicidade


Com plataforma dedicada e porte meio hatch meio minivan, o modelo é espaçoso e pode acomodar até cinco pessoas. Além disso, seu porta-malas pode variar entre 382 ou 606 litros, dependendo da remoção do assoalho da área de cara. Com os bancos traseiros rebatidos, o modelo ganha status de minivan, e conta com 1.707 litros de capacidade.

Modelo elétrico da GM tem mais potência que Dolphin

Para se mover, conta com um motor elétrico no eixo dianteiro com 100 kW (equivalente a 136 cv). O torque, no entanto, não foi divulgado. Já a bateria (LFP) pode vir em duas versões. Uma, com 37,9 kWh e, a maior, com 50,6 kWh. Desse modo, o Baojun Cloud pode alcançar, respectivamente, 360 km/460 km com apenas uma carga completa, conforme o padrão NEDC.

Interior tem apenas o necessário, mas conta com comodidades para quem vai a bordo (Baojun/Divulgação)

Do lado de dentro, o Baojun Cloud, bem como o rival da BYD, é bem minimalista. Tudo, praticamente, se concentra na enorme tela central, de 15,6. Mas, aqui, não gira, como no Dolphin. Por outro lado, tem quadro de instrumentos maior, com 8,8 polegadas (5″ no BYD). Comando de voz, navegação, Park Assist, piloto automático, câmera 360 graus, sistema de navegação e controle do carro por App fazem parte do pacote. 

Na parte estética, além da dianteira em duas camadas e da grande área envidraçada, destaca-se o conjunto ótico. Na frente, como no Dolphin, há uma barra iluminada por LEDs que vai de uma ponta a outra da carroceria. Entretanto, os faróis principais, ficam na altura do para-choque (ao estilo Chevrolet Montana, Fiat Toro e companhia). Já a lanterna vai de um lado a outro do carro e cruza a tampa do porta-malas. As laterais, por fim, fazem a diferença com maçanetas embutidas e rodas com estilo fechadão, a fim de melhorar a aerodinâmica. Um spoiler completa o visual.

Por fim, o hatch — que tem acabamento em duas cores e com plásticos que imitam madeira — vem com iluminação ambiente com 256 cores diferentes. Assim, sucesso no mercado de origem, o novo modelo da Baojun já tem 10 mil encomendas, segundo a imprensa local. Com quatro opções disponíveis, os preços começam em 95.800 yuans (R$ 65 mil) e chegam até 123.800 yuans (R$ 83.800).


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Bolt EUV: como é o SUV elétrico rival de Nissan Leaf e Peugeot e-2008

Deixe sua opinião