Os planos iniciais da GWM envolviam colocar a picape média Poer como primeiro modelo da marca fabricado no Brasil, na planta de Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz. Entretanto, com a volta do imposto de importação para modelos híbridos e elétricos, em janeiro de 2024, o panorama foi alterado.
O diretor de relações governamentais da GWM, Ricardo Bastos, disse à agência AutoData que a Poer híbrida ficará para depois, junto de um SUV que usaria o mesmo sistema de chassi de longarinas. Contudo, a prioridade passa a ser a linha Haval H6 e um SUV inédito, para concorrerem com rivais como o Jeep Compass, por exemplo. Assim, esses modelos seriam os primeiros produtos feitos no Brasil pela marca.
A nova versão da Poer segue em testes e pode estrear no Brasil antes mesmo de seu mercado natal, a China, por exemplo. Considerando a estratégia da GWM para o Brasil, é quase impossível que a picape faça sua estreia no mercado nacional utilizando unidades importadas, no entanto. A volta iminente do imposto fez a marca priorizar seus produtos mais vendáveis e sensíveis ao preço, explicando a priorização da linha Haval H6.
Para ocupar o posto de produto nacional, outro nome está sendo contado: o Haval H4, feito exclusivamente para o mercado brasileiro. Utilizando o Haval Jolion como ponto inicial, o modelo pode colocar a marca em um segmento novo: o de SUVs médio-compactos. Composto por nomes como Toyota Corolla Cross, VW Taos, Jeep Compass e outros, é um segmento bem disputado.
Segundo uma imagem divulgada pela marca um tempo atrás, é possível ver um SUV cinza, com grade hexagonal, faróis estreitos e para-choque tradicional. Trata-se do Haval H4, que tem visual mais conservador quando comparado com o Jolion, por exemplo. Entretanto, os dois modelos usam a mesma carroceria, o que explicaria a unidade do Jolion em testes no Brasil.
Novo SUV da GWM tem conjunto híbrido
Na Europa, o Jolion é híbrido em paralelo (HEV), com motor 1.5 aspirado a gasolina, com 95 cv e 12,7 mkgf, junto de um elétrico com 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Juntos, entregam 189 cv e 38,2 mkgf. O conjunto conta com uma transmissão automática de duas marchas, tração dianteira, bateria de 1,8 kWh e consumo médio de 20 km/l com gasolina.
Por fim, o Haval H4 mede 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O último número o coloca a frente de rivais como Corolla Cross e Compass, por exemplo.
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