O Honda Fit foi substituído no Brasil em 2021 pela versão hatch do novo City. No entanto, o modelo continua sendo feito no Japão, onde acaba de chegar à linha 2023. Como resultado, o compacto ganhou retoques no visual, que o deixaram com aspecto mais esportivo. Além disso, houve ajustes no conjunto híbrido. Por lá, o carro tem preços entre cerca de R$ 57 mil e R$ 84 mil, na conversão direta, sem taxas.
Ao todo, há cinco opções de acabamento. Mas o destaque é a de topo de linha, RS, que ganhou um kit de itens da Mugen, a divisão esportiva da Honda. Isso inclui grade e entradas de ar maiores na dianteira. Bem como para-choque mais largo e com acabamento escurecido. Além disso, há rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho exclusivo e difusor de ar e saída de escapamento cromada na traseira.
As demais versões também trazem alterações, mas o visual é mais simples que o da RS. São elas: Basic, Home, Luxe e Crosstar. Nesse caso, há para-choques redesenhados e novas rodas de liga-leve, bem como elementos cromados nas portas e nos retrovisores. Vale dizer que a Corsstar também traz grade com desenho diferenciado e detalhes prateados.
Por dentro
Na cabine, o acabamento varia conforme a versão. Segundo a Honda, o Fit 2023 tem duas telas. A do painel de instrumentos tem 7 polegadas e a da central multimídia, 9″. Na versão RS, há ainda volante revestido de couro com costura laranja e novo seletor dos modos de condução. As opções são Normal, Sport e Econ. No mais, o hatch recebeu ajustes na suspensão. De acordo com a marca, há 13 opções de cores para a carroceria.
No quesito segurança, o novo Fit também vem com um bom pacote de itens. Nesse sentido, o chamado Honda Sensing é de série em todas as versões. E inclui, por exemplo, sistema de frenagem automática de emergência e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo. Nessa atualização, a marca também adicionou recursos como alerta de ponto cego e de tráfego traseiro, bem como controle de aceleração.
Motor não empolga
Seja como for, na parte mecânica o Fit não chega a empolgar nem mesmo na versão esportiva. Assim, o motor é o 1.5 a gasolina de 118 cv de potência e 14,4 mkgf de torque. Porém, nas opções híbridas, batizadas de HEV, o 1.5 a gasolina gera 99 cv e atua em conjunto com dois motores elétricos. No total, são 123 cv e 25,8 mkgf. Com as atualizações, houve um ganho de 14 cv. O câmbio é sempre automático. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos. Segundo a Honda, nesse caso o hatch pode rodar até 27,7 km com um litro de gasolina no ciclo WLTP.