Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos têm um novo concorrente na área. Trata-se do Honda ZR-V, SUV inédito da marca japonesa no Brasil. O modelo, que é feito sobre a base do Civic, tem produção no México, de onde vem importado. Ele chega ao portfólio da marca japonesa como opção acima do HR-V, que é produzido no País, em Itirapina (SP), e abaixo do CR-V, que ganhará nova geração por aqui logo no começo de 2024.
Por enquanto, o Honda ZR-V desembarca apenas na versão topo de linha Touring. O preço sugerido é de R$ 214.500. Ou seja, o modelo tem uma dura missão pela frente. Afinal, a faixa de R$ 200 mil está em plena ebulição com as quedas de preços de SUVs híbridos e elétricos. São vários utilitários eletrificados. Por exemplo, há o Corolla Cross híbrido, que parte de R$ 202.690, e o Haval H6, da GWM, com tabela de R$ 209 mil na versão de entrada HEV.
Seja como for, ainda é cedo para saber se o ZR-V vai fazer sucesso no Brasil. No entanto, as expectativas são altas. De acordo com a Honda, o objetivo é vender cerca de 1.000 unidades por mês. Número, aliás, que a marca pretende atingir a partir de dezembro. Além disso, a montadora reforça que espera conquistar novos compradores com o novo SUV. Ou seja, ir além dos clientes que já contam com modelos da fabricante na garagem.
Honda ZR-V tem motor 2.0 aspirado, será que conquista?
Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o SUV conta com o motor 2.0 16V aspirado a gasolina que gera 157 cv de potência e 18,8 mkgf de torque. O câmbio é automático do tipo CVT. Dessa forma, embora não seja um conjunto mecânico ruim, a Honda pode ter pecado na escolha. Afinal, o ZR-V é menos potente que o HR-V nas versões de topo de linha, que são equipadas com o motor 1.5 turboflex de 177 cv e 24 mkgf.
Seja como for, o SUV tem dirigibilidade agradável e o motor 2.0 aspirado entrega boas respostas. No entanto, um turbo certamente traria mais empolgação ao motorista. Bem como melhores acelerações e retomadas, e menor consumo de combustível. Mas o 2.0 aspirado tem seus predicados. Afinal, o SUV é muito confortável na direção.
Um detalhe interessante são as borboletas (paddle-shifts) atrás do volante. Assim, é possível ter uma experiência mais esportiva. Em relação ao consumo, o ZR-V faz médias de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, de acordo com a tabela PBVE do Inmetro.
Vale dizer que o SUV é justo em diversos detalhes. A suspensão, por exemplo, é McPherson na dianteira e Multilink na traseira. Ou seja, traz conforto e grande precisão em manobras. Além disso, herda detalhes do Civic, como os amortecedores traseiros. Por fim, o revestimento acústico é um ponto alto e pouco se ouve ruídos externos.
Honda ZR-V é inédito na marca
Em estilo, o Honda ZR-V tem visual interessante. Os faróis em Full LEDs, por exemplo, têm formato achatado e horizontal, tal como no Civic. Já a grade é avantajada, hexagonal e tem grelha do tipo colmeia. Há tomadas de ar que auxiliam na aerodinâmica e para-choques robustos. Um detalhe legal é que os limpadores do para-brisa ficam escondidos sob a linha mais alta do capô. E, ao dar a partida, movem-se para evitam o ressecamento das borrachas.
Nas laterais, o modelo chama atenção pelas rodas de liga leve de 17 polegadas. Elas contam com um acabamento diamantado e pintura em cinza. Já na traseira, o modelo traz lanternas em LEDs escurecidas que invadem a região do porta-malas. Além disso, há também um para-choques mais largo e um pequeno aerofólio no final do teto.
Em relação as dimensões, o Honda Z-RV tem o tamanho médio dos rivais. Dessa forma, são 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de 389 litros. Ou seja, é inferior ao do Toyota Corolla Cross e do Jeep Compass, que oferecem 440 e 410 litros, respectivamente. Seja como for, com os bancos rebatidos, o ZR-V chega a 1.306 litros de capacidade.
SUV mexicano aposta em lista de tecnologias
Por dentro, o ZR-V é um tradicional Honda e segue a mesma linha visual do Civic. No painel, tem uma central multimídia de 9″ flutuante com conexão para Android Auto e Apple CarPlay. No entanto, há uma questão. De acordo com a marca, a conexão para o sistema Android é feita apenas com fio, enquanto o da Apple pode ser sem fio. A montadora justifica esse detalhe como uma questão de projeto.
O painel de instrumentos é digital e tem 7″. Ele, inclusive, reúne as principais funções do veículo. Um ponto importante de se ressaltar é que o ZR-V conta com um freio de estacionamento por botão. Ou seja, sai na frente do Corolla Cross, que tem o arcaico freio de estacionamento por pedal.
Na cabine, se nota uma boa quantidade de portas USB. Sendo que uma é do tipo A e quatro do tipo C. Duas delas ficam no painel central e as restantes na parte traseira do console, para os passageiros. Há também carregador de celular por indução, teto solar automático, ar-condicionado dual zone e volante multifuncional. Um detalhe especial são os spots de luz touch que ficam no teto para os passageiros traseiros. Por fim, cabe mencionar a quantidade razoável de porta-objetos. No geral, há bastante espaço na cabine.
Cabine tem acabamento caprichado
A cabine do ZR-V é bem acabada e tem uma presença significativa de materiais sensíveis, o que se espera de uma versão topo de linha. Os assentos têm revestimento em couro sintético com boa qualidade. No entanto, o destaque fica para os bancos dianteiros com estabilização corporal. Esse sistema, segundo a Honda, oferece um apoio aprimorado e traz um grande conforto. Durante o teste que fizemos para São Roque, foi possível testar esse sistema e realmente os bancos são muito ajustados na lombar, por exemplo. Assim, fica confortável até em viagens mais longas.
O Honda ZR-V conta com sete opções de cores, sendo que três delas são novidades no portfólio da marca. São elas: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais continuam sendo Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico. O revestimento interno, inclusive, varia de acordo com a cor da carroceria.
Pacote Honda Sensing
Em relação a segurança, o ZR-V é equipado com o Honda Sensing, que é o pacote de tecnologias de assistência ao motorista. Dessa forma, o SUV oferta recursos como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, sistema de permanência e saída de faixa, bem como farol alto automático. Além disso, há também assistente de partida em rampa, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos).
Honda ZR-V vai fazer sucesso?
O Honda ZR-V veio ao mercado brasileiro disputar com rivais de peso. Afinal, Compass e Corolla Cross lideram a categoria dos SUVs médios no País. De acordo com a montadora, o modelo tem uma proposta familiar. E realmente, o carro é bastante confortável até mesmo para famílias maiores. Quando o assunto é conjunto mecânico, os rivais ficam na frente por conta da presença de motores turbo, por exemplo. Entretanto, o 2.0 aspirado não decepciona, mesmo que fique a vontade de uma empolgação a mais.
Já na questão de custo benefício, é preciso colocar na balança. O ZR-V chegou com preço de R$ 214.500. No entanto, o Corolla Cross, por exemplo, custa R$ 192.990 na versão topo de linha a combustão. Sendo que a configuração híbrida do modelo da Toyota tem tabela de R$ 201.690. Então sim, o novo SUV da Honda é um bom carro para a família, traz uma lista completa de equipamentos e um acabamento muito refinado. Mas, resta saber se vai conquistar o consumidor.
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