Você está lendo...
SUVs híbridos: veja o preço dos cinco modelos mais baratos do Brasil
Notícias

SUVs híbridos: veja o preço dos cinco modelos mais baratos do Brasil

Embora seja o mais vendido entre os híbridos, Toyota Corolla Cross não é o HEV mais barato do País; novo GWM Haval H6 entra na lista

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

11 de out, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai Kona Hybrid
Hyundai Kona baixou de preço e custa R$ 169.990
Crédito:Alex Silva/Estadão

Após traz a lista dos SUVs elétricos mais baratos do Brasil, o Jornal do Carro separou os 5 utilitários híbridos (HEV) mais em conta do País. Quem lidera esse ranking é o Hyundai Kona Hybrid. O modelo é um dos destaques da nova fase de lançamentos da Caoa, responsável pela importação dos carros da Hyundai no Brasil. Seja como for, o SUV teve uma baixa de R$ 37.000 na tabela. Assim, passou de R$ 209.990 para R$ 169.990. Ou seja, tornou o SUV híbrido mais barato do mercado brasileiro.

No Hyundai, a potência e o torque combinados do 1.6 a gasolina e do elétrico são de, respectivamente, 141 cv e 27 mkgf. O conjunto inclui câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas. De acordo com a Caoa, o Kona roda até 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada. A autonomia, ao menos em tese, supera os 740 km.



toyota corolla cross híbridos
Divulgação/Toyota

Publicidade


Com a redução de preços, o Kona ficou mais barato que o Toyota Corolla Cross, líder do segmento de carros híbridos no Brasil. Na versão de entrada XRV, o SUV da marca japonesa tem preço de R$ 202.690. Seja como for, ele se destaca por conta do sistema híbrido flex nacional, que combina o motor 1.8 flexível a outro propulsor elétrico. Dessa forma, tem potência combinada de 128 cv.

Kia Niro vem em seguida

O 3° lugar da lista fica para o Kia Niro. O modelo estreou em outubro de 2022 como terceiro eletrificado da marca no Brasil. Por aqui, o Niro tem tabela inicial de R$ 208.990. Sob o capô, traz o motor 11.6 a gasolina ligado a outro elétrico. Juntos, portanto, entregam uma potência combinada de 141 cv e 27 mkgf de torque.

híbridos

Com esse conjunto, a montadora sul-coreana anuncia aceleração de zero a 100 km/h em 10,8 segundos e velocidade máxima de 175 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 800 km em ciclo misto no ciclo WLTP. No entanto, um dos grandes destaques é o consumo. De acordo com o Inmetro, o Niro consegue fazer médias de 17,7 km/l na estrada e de 19,8 km/l na cidade.

GWM Haval H6 está na cola

Sendo a grande aposta da GWM no mercado brasileiro, o Haval H6 chegou ao Brasil mirando o Corolla Cross. Tanto que já chegou a ser o híbrido mais vendido durante 2023. Aliás, o grande trunfo do SUV é o maior desempenho em cima do concorrente. Afinal, o Haval H6 conta com um conjunto híbrido que une o motor 1.5 turbo a gasolina a uma bateria pequena de 1,6 kW. Assim, gera 243 cv de potência e um torque robusto de 54 mkgf. O modelo, por fim, tem preço único no brasil de R$ 214.000.

GWM Haval H6 Premium HEV
GWM/Divulgação

Em 5° lugar, vem o BYD Song Plus. Um dos veículos cotados para ganhar produção na fábrica de Camaçari, na Bahia, o SUV estreou no começo deste ano no Brasil e custa R$ 229.800 (após uma redução de preços). Sob o capô, o BYD Song Plus é equipado com um sistema híbrido que une o motor 1.5 a gasolina de 110 cv a outro motor elétrico de 179 cv. Juntos, os dois geram 235 cv de potência e um torque máximo de 40,8 mkgf. Seja como for, a grande ameaça do Song Plus é o consumo. Isso porque o SUV da BYD faz nada menos que 38,4 km/l em ciclo urbano. Na estrada, a média alcança 28,1 km/l.

BYD Song Plus DM-i híbridos
Diogo de Oliveira/Estadão

Os SUVs híbridos (HEV) mais baratos do Brasil

  • Hyundai Kona Hybrid: R$ 169.990
  • Toyota Corolla Cross: R$ 202.690
  • Kia Niro: R$ 208.990
  • GWM Haval H6: 214.000
  • BYD Song Plus: 229.800

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
GWM Ora 03: hatch elétrico chinês é uma boa compra? Conheça
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.