Você está lendo...
Honda confirma primeira morte no Brasil por problema com air bag Takata
Notícias

Honda confirma primeira morte no Brasil por problema com air bag Takata

Honda havia feito recall do modelo em 2015, mas o veículo em questão não fez o reparo nas concessionárias da empresa

Redação

17 de fev, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

recall
Airbag defeituoso da Takata
Crédito:Joe Skipper/REUTERS

A Honda anunciou a morte de um motorista que guiava um New Civic LXS 2008, a primeira no Brasil causada por um defeito no air bag produzido pela Takata. O modelo foi listado em um recall, mas o proprietário não fez o reparo.

“A Honda expressa suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos da vítima e ofereceu atendimento e suporte à família”, se pronunciou a empresa, em nota. A perícia determinou que houve a ruptura anormal do insuflador do air bag da Takata, causando ferimentos que levaram à morte do motorista.

Os air bags defeituosos da Takata causaram a maior série de recalls da história da indústria automotiva global. Mais de 100 milhões de veículos produzidos entre o fim dos anos 90 e meados da década de 2010 foram afetados.

Publicidade


O veículo em questão foi convocado em 2015 para troca do insuflador do air bag do lado do motorista.

A empresa solicita a todos os proprietários para checarem se seus veículos estão incluído nos recalls acessando www.honda.com.br/recall. O agendamento pode ser feito pelo mesmo site ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432.

Honda fez vídeo de conscientização

Em 2019, a Honda começou a veicular uma campanha sobre os air bags defeituosos da Takata. O vídeo traz Tiago Ferreira, uma das vítimas confirmadas no Brasil. Tiago fala sobre os ferimentos que teve no peito e em outras partes do corpo.


A campanha foi criada para alertar os proprietários que ainda não haviam realizado a troca dos air bags. Os carros envolvidos foram produzidos entre 2001 e 2015. Na época, 58% dos carros da marca envolvidos no recall atenderam as convocações para a substituição do componente.

História: air bags defeituosos da Takata

O problema dos air bags defeituosos da Takata estão relacionados a mais de 290 ferimentos em todo o mundo. Segundo a Reuters, do total de 23 mortes ligadas ao produto, 21 delas ocorreram dentro de veículos da Honda.

Mais de 30 marcas convocaram mais de 100 milhões de veículos, em todo o mundo, que podem estar com defeito. Só a Honda se viu com mais de 13 milhões de carros das marcas Honda e Acura envolvidos no recall.


Deixe sua opinião