A Honda ultimamente começou a usar nomes iguais em modelos diferentes. No início de abril, a japonesa revelou um novo SUV médio nos Estados Unidos com o nome HR-V, mas feito sobre a plataforma do Civic. Depois, a marca confirmou que vai lançar o novo utilitário no Brasil. Porém, ele ainda não tem batismo definido por aqui. Agora, a montadora lançou o mesmo modelo na China com o nome ZR-V, que, até então, era como se chamaria o futuro SUV compacto que vai substituir o WR-V. Esta, portanto, pode ser a alcunha do futuro concorrente de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7 Pro e Volkswagen Taos.
Visto que a estratégia da Honda é, também, focar em SUVs, o modelo ficará acima do HR-V e, portanto, abaixo do CR-V. Medidas e lista de equipamentos, por exemplo, ainda seguem em segredo. No Brasil, vai concorrer com a turma que rivaliza com o Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Ainda que essa salada dê indícios do nome de batismo do novato por aqui, nada está garantido. Afinal, a Honda do Brasil não fala em planos futuros. Cabe lembrar o nome ZR-V veio, conforme divulgou a montadora, do foco na “geração Z” (jovem). Para agradar essa clientela, aliás, o modelo chinês difere um pouco do norte-americano por meio de rodas exclusivas e teto panorâmico, por exemplo.
Deixando o nome de lado, hora de falar dos detalhes do SUV. Em relação a motorização, terá tanto o motor 2.0 aspirado de 160 cv (o mesmo do Civic) quanto o 1.5 turbo de 184 cv. No Brasil, de acordo com informações, a estratégia deve repetir a prática norte-americana, optando apenas pelo motor maior. No mais, câmbio CVT e tração dianteira. A plataforma segue a da 11ª geração do Civic.
Na fila
Antes dele, a Honda precisa lançar o novo HR-V por aqui. O modelo, entretanto, está com cronograma bastante atrasado por causa da crise dos semicondutores. De qualquer forma, o SUV segue rodando em testes no País. Seu motor deve ser o mesmo 1.5 do City nas versões mais baratas e 1.5 Turbo Flex de 173 cv nos modelos topo.
Só depois de ter o novo HR-V, portanto, a marca trabalhará no lançamento da nova geração do Civic. Virá, portanto, importado (da Tailândia) e com motorização híbrida. Na sequência, ou seja, no ano que vem, chega a versão apimentada do Civic, a cobiçada Type R.
Sobre o ZR-V, as vendas começam no segundo semestre na China. Nos Estados Unidos, entretanto – onde permanece chamado de HR-V -, chega dentro de alguns meses.