A Honda começou a distribuir o novo SUV ZR-V em sua rede de concessionárias no Brasil. É o que mostra o flagra feito pelo jornalista João Anacleto (veja aqui). Com produção no México, o Honda ZR-V vem disputar vendas diretamente com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Os modelos lideram as vendas de SUVs médios no País. Dessa forma, ficará posicionado acima do HR-V, com preço que deverá ficar próximo de R$ 200 mil.
Honda ZR-V Touring é 2.0 a gasolina
Assim como o Corolla Cross (nas versões de entrada), o Honda ZR-V apostará em uma mecânica tradicional. O SUV mexicano virá com o motor 2.0 16V aspirado a gasolina e o câmbio automático do tipo CVT. É o que confirma o selo Conpet do Inmetro. No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), o ZR-V Touring tem consumo médio de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Assim, tem nota “A” para emissões e “C” no consumo geral e por categoria.
O motor 2.0 16V aspirado gera 157 cv e 18,8 mkgf de torque. Ou seja, com este conjunto, também disponível nos Estados Unidos, o Honda ZR-V será menos potente que o HR-V Touring. Isso porque o SUV compacto feito em Itirapina (SP) vem com motor 1.5 turbo de injeção direta capaz de gerar 177 cv e 24,5 mkgf de torque. A propósito, nos EUA, o ZR-V se chama HR-V, já que o SUV menor não está à venda por lá.
Faixa de preço será desafio para o Honda ZR-V
Considerando o preço atual de R$ 195.800 do HR-V Touring, o Honda ZR-V tem uma dura missão pela frente. Afinal, essa faixa de R$ 200 mil está em plena ebulição com as quedas de preços de carros híbridos e elétricos. São muitos novos SUVs eletrificados nesta mesma faixa de preço. Por exemplo, além do Corolla Cross híbrido, que parte de R$ 202.690, o Haval H6, da GWM, tem tabela de R$ 209 mil na versão de entrada HEV, que é híbrida.
Para completar, a BYD baixou recentemente os preços do SUV elétrico Yuan Plus e do Song Plus, que é um híbrido plug-in, ou seja, recarregável em tomadas. Ambos os modelos têm o mesmo preço sugerido de R$ 229.800. Seja como for, o ZR-V contará com um “reforço”: por ser feito no México, virá ao Brasil com isenção de taxa de importação. E a Honda deve conseguir bom volume. O novo SUV estreia na próxima semana com unidades a pronta entrega.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!