A mudança brusca da vida em sociedade, que tornou tudo mais tecnológico, imediato e superficial nos últimos anos, vem despertando aquele efeito nostálgico nas pessoas. É tanto que reviver a moda, as músicas e os costumes dos anos 1980 nunca esteve tão em alta. Essa prática da releitura, aliás, já chegou até ao mundo dos carros. O mais novo exemplar retrô do mercado é o Hyundai Grandeur Heritage Series EV Concept, que nada mais é que uma versão moderna da primeira geração do Azera, entretanto, com motorização elétrica.
Conhecido como Grandeur na Coreia do Sul, o sedã de 1986 (foto abaixo), a princípio, foi desenvolvido em parceria com a Mitsubishi, que lançou seu Debonair – à lá Verona e Apolo, na época da Autolatina, que juntou Ford e Volkswagen.
Agora, em 2021, a marca resolveu homenagear sua própria história, relendo o seu sedã de luxo. Para isso, a marca sul-coreana trocou o motor a gasolina de 2,0 litros por um propulsor elétrico. A marca, no entanto, não deu detalhes do conjunto.
Por fora e por dentro
A homenagem da Hyundai ao clássico – feito também realizado com o Pony, seu primeiro modelo, para antecipar o Ioniq 5 – converteu o sedã tanto por fora quanto por dentro, porém, sem sair do conceito original.
Visualmente, o sedã tem praticamente as mesmas linhas retas, usuais na década de 1980. Os formatos dos faróis e das lanternas são os mesmos, contudo, receberam iluminação em LEDs. Mas nada de grafia moderna. A Hyundai optou por pequenos pontos luminosos (ou pixels) – como na linha Ioniq.
Ainda na dianteira, a grade (desnecessária em modelos elétricos) recebeu detalhes cromados também em forma de pequenos quadradinhos. Retrovisores também foram levemente redesenhados e a rodas têm acabamento polido.
Do lado de dentro, no entanto, as diferenças em relação ao modelo original são mais notáveis.
O painel e os painéis de portas ganharam acabamento em madeira e couro. Já os bancos são revestidos com Alcântara e veludo – tecido luxuoso à época. O toque moderno fica com a tela gigante que une painel de instrumentos e central multimídia – bem ao estilo Mercedes-Benz.
Piano
E não para por aí. Tem, nesse sentido, uma tela no console que traz funções extras para o entretenimento. Por ela, há possibilidade de controlar o sistema de áudio do veículo – que inclui 18 alto-falantes – e até tocar piano. É isso aí, o display pode se transformar em um piano digital, que funciona com o carro parado.
A iluminação interior, por fim, é feita por pequenos LEDs (como nos faróis e nas lanternas) que emitem tom acobreado. O volante tem vários comandos e a alavanca de câmbio, em síntese, é em estilo manche – como os aceleradores de aviões.
Uma pena que não passa de um conceito. A Hyundai não pensa, portanto, em transformar o Grandeur Heritage Series EV Concept – nem qualquer outra releitura – em versão de produção. Todavia, algumas soluções serão reaproveitadas no Ioniq 6, que será um sedã elétrico de luxo.