A Hyundai-Caoa superou a Toyota no ranking das marcas de carros que deixam os clientes mais satisfeitos com o processo de vendas. A montadora sul-coreana ficou com o primeiro lugar na pesquisa de 2019.
O estudo é realizado anualmente pela subsidiária brasileira da consultoria global J.D. Power. Ele é batizado de Sales Satisfaction Index (SSI), ou índice de satisfação com vendas.
O SSI está em seu sétimo ano no Brasil. Ele analisa o processo de vendas nas concessionárias a partir de cinco atributos: negociação, processo de entrega, vendedor, instalações e test drive.
Além das montadoras de carros generalistas (de diversos preços e segmentos), o SSI traz pelo segundo ano consecutivo estudo exclusivo para marcas de luxo.
Vídeo da semana: Teste do Audi RS4
Hyundai-Caoa na frente
Entre as marcas generalistas, a Hyundai-Caoa liderou a pesquisa, com 871 pontos. Empatadas em segundo lugar ficaram a Honda e a Peugeot, com 859 pontos. A Chevrolet ocupa a terceira posição.
A Toyota, líder nas últimas edições do SSI, caiu para o quarto lugar em 2019. Kia, Hyundai-HMB e Ford foram as demais montadoras que ficaram acima da média deste ano, que é de 839 pontos. Confira o ranking completo abaixo.
Veja também: Os carros mais vendidos em março de 2019
Hyundai-Caoa e HMB
A Hyundai é representada por dois grupos diferentes no Brasil. A Hyundai Motors Brasil (HMB) é a subsidiária brasileira da montadora. A empresa produz, em Piracicaba (SP), os modelos HB20, HB20S e Creta.
LEIA TAMBÉM
A Hyundai-Caoa é controlada pelo grupo brasileiro Caoa, que também detém as operações nacionais da Chery e da Subaru. Em Anápolis (GO), fabrica o ix35 e o Tucson (que no mês passado foi seu carro mais vendido no País).
Montadoras de luxo
A BMW liderou a pesquisa entre as marcas de luxo. A montadora alemã somou 883 pontos, ante os 879 da Mercedes-Benz. Apenas as duas empresas ficaram acima da média de 870 pontos.
A Audi ficou com 858 pontos, a Volvo, com 852, e a Land Rover, com 850.