A Hyundai Motor Brasil inaugurou sua primeira e única fábrica no Brasil em 2012, há uma década. Mas, só agora a montadora sul-coreana começa a fazer motores no País. Com um investimento de R$ 500 milhões, a marca começa a produzir localmente os propulsores 1.0 de três cilindros nas versões flex aspirada, de até 80 cv, e turbo com injeção direta e 120 cv. Ambos estão disponíveis na linha HB20 (hatch e sedã) e na nova geração do SUV Creta.
Estes dois motores, por sinal, respondem pelo maior volume de vendas do trio, que também é feito na unidade de Piracicaba, no interior paulista. A inauguração da unidade de motores nesta terça-feira (20) celebrou os dez anos da chegada da Hyundai ao Brasil. Além disso, foi neste mesmo dia, em 2012, que saiu o primeiro HB20 da linha de montagem.
De acordo com a montadora sul-coreana, a fábrica já produziu mais de 1,7 milhão de veículos entre as versões do HB20 e do Creta, que estrou no mercado brasileiro em 2016. Ao todo, o complexo, que opera em três turnos, tem capacidade para produzir 210 mil carros anuais. Mas com a nacionalização dos motores, esse fluxo deve aumentar.
A fábrica do interior paulista tem 17.721 m² e levou mais de um ano para ser concluída. De início, a capacidade anual de produção é de 70 mil motores. No entanto, esse número poderá aumentar futuramente. Por lá, são novos 256 funcionários. Vale dizer que esta é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina.
Estrutura avançada
A nova ala de motores surge já alinhada aos conceitos de indústria 4.0. E, de acordo com a Hyundai, é a primeira fábrica da marca a introduzir o AMR, um robô móvel autônomo. A empresa confirma que ele pode otimizar o transporte de peças dentro dos processos de produção. Dessa forma, reduz 50% do espaço necessário. Isso acontece por causa de um sistema integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados. Além disso, oferece melhor flexibilidade para a produção de novos produtos.
Durante o processo de construção, a Hyundai adotou recursos para reduzir o impacto no meio ambiente. Portanto, tem iniciativas de, por exemplo, zero descarte de resíduos em aterros sanitários. Além disso, a estrutura foi montada para priorizar a iluminação natural e com LED, bem como a captação de água da chuva para reuso.
“O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico, tanto em vendas internas quanto como polo de exportação. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país e na região das Américas Central e do Sul. Inquestionavelmente, a Hyundai Motor Brasil tem desempenhado um papel fundamental em nosso crescimento sustentável”, declarou (em vídeo) o Executive Chair mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung.