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Novo Hyundai Tucson ‘zera’ teste de colisão antes de chegar ao Brasil
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Novo Hyundai Tucson ‘zera’ teste de colisão antes de chegar ao Brasil

Após zerar no teste de impacto na versão com dois airbags, novo Hyundai Tucson atinge três estrelas com seis airbags, mas ainda decepciona

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de set, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Hyundai Tucson
Com previsão de estreia em 2023 no Brasil, novo Hyundai Tucson deve chegar na versão mais atualizada, com seis airbags
Crédito:Divulgação/Latin NCAP

O Latin NCAP divulgou os resultados da recente bateria de teste de colisão (crash test). E o carro da rodada foi o novo Hyundai Tucson, que já está à venda no exterior faz algum tempo, mas ainda não veio ao Brasil. Em tese, é uma nova geração. Ou seja, esperava-se por um excelente resultado. Entretanto, o SUV médio da marca sul-coreana “zerou” a prova. Um dos motivos para a reprovação é o fato de a unidade ter apenas dois airbags frontais.

No Brasil, por exemplo, é o mínimo que exige a lei. No entanto, por padrão, os modelos mais novos estão sendo equipados com pelo menos seis airbags. Não à toa, o novo HB20, que foi reestilizado e chegou às lojas do País em agosto, incorporou as bolsas infláveis do tipo cortina, que ajudam a proteger também os passageiros que vão no banco traseiro.

Se serve de consolo, na versão com seis airbags, o novo Tucson melhora e recebe três estrelas. É assim que ele deverá voltar ao Brasil, em versões mais completas que incluem recursos semiautônomos, por exemplo. Até porque a nova geração do SUV encontrará vários novos adversários, entre eles os líderes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

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Nova geração do Hyundai Tucson tem avaliação de 5,34% na proteção de ocupantes infantis – Divulgação/Latin NCAP

De toda forma, não deixa de ser um resultado decepcionante para um SUV tão popular por aqui e que se sempre se destacou nas vendas. Inclusive, vale dizer que a linha completa da Hyundai Caoa está bem desatualizada no mercado brasileiro. Contudo, é possível ver uma movimentação para renovar o portfólio aos poucos. O próprio Tucson, que chegou no Uruguai no último semestre de 2021, é uma esperança para o País, com lançamento em 2023.



Nota zero

Na versão de dois airbags, o SUV, fabricado na Coreia do Sul, ficou com zero estrela nos testes de impacto (veja o vídeo). Em números, atingiu 50,23% na proteção de adultos; 5,34% para ocupantes infantis; 48,40% na proteção de pedestres e usuários vulneráveis e 6,98% no sistema de assistência à segurança. De acordo com a entidade, as provas incluíram impacto frontal e lateral, chicotada cervical (Whiplash) e proteção de pedestres.


O mal desempenho acontece por diversas razões. A primeira delas, com certeza, é a falta de airbags laterais, que limitam o desempenho na proteção de ocupantes adultos. Além disso, o resultado baixo na proteção infantil se deve sobretudo à oferta de cinto de dois pontos no centro do banco traseiro, a não sinalização do ISOFIX e a falta do interruptor de desativação do airbag do passageiro – todos critérios bem técnicos.

O melhor resultado se deu na proteção de pedestres que, mesmo assim, foi mediano. Já no caso dos sistemas de assistência à segurança, o novo Tucson mostrou respostas ruins, pois o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o limitador de velocidade não são o padrão atual. Vale lembrar que, em 2021, o Latin NCAP testou a versão anterior do Tucson com dois airbags, na versão de segurança mais básica, e também ficou com zero estrela. Logo após, a Hyundai prometeu que o novo Tucson seria “melhor e mais seguro”.


Versão de 6 airbags melhora

O SUV também teve avaliada a opção com seis airbags (vídeo abaixo). Dessa forma, melhora o resultado com airbags laterais e de cortinas. Os cintos de segurança, ao contrário da outra versão, são de três pontos em todas as posições e há um lembrete de cinto de segurança para a posição do passageiro dianteiro. Além disso, a marca oferece uma sinalização para cadeirinhas infantis, controle de estabilidade e limitador de velocidade.

No geral, o SUV atingiu notas maiores. Dessa vez, ficou com 81,61% na proteção de adultos; 69,53% para ocupantes infantis; 48,40% na proteção de pedestres e usurários e 55,81% nos sistemas de assistência. Nesta versão, a avaliação se deu com testes de impacto lateral de poste, ESC, teste do alce e assistência à velocidade. Para o Latin NCAP, os resultados foram satisfatórios.


Hyundai Tucson
Divulgação/Hyundai

No mais, a organização também avaliou os equipamentos opcionais, como, por exemplo, a frenagem automática de emergência, o sistema de suporte em pista e a detecção de borda de estrada. Todos atingiram um bom desempenho. Mas, como vem em menor volume, não contribuem para a pontuação ou classificação em estrelas.

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