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Hyundai HB20 perde opção de motor turbo e câmbio manual; veja versões
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Hyundai HB20 perde opção de motor turbo e câmbio manual; veja versões

Apesar do bom desempenho do Hyundai HB20 nas vendas ao longo de 2024, o modelo acaba de perder uma versão com câmbio manual

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

28 de jun, 2024 · 3 minutos de leitura.

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HB20 COMFORT PLUS
Hyundai HB20 acumula recorde de vendas ao longo deste ano
Crédito:Hyundai/Divulgação

Apesar do excelente desempenho nas vendas do Hyundai HB20 ao longo de 2024, o modelo acaba de perder a sua versão turbo manual Comfort Plus TDGI MT6. Ou seja, esta versão não aparece mais na nova linha 2025/2025 disponível no configurador do site da marca coreana. Aliás, carros manuais têm tido cada vez menos procura com o passar dos anos.



Contudo, ainda é possível adquirir o o HB20 Comfort Plus na versão automática, que custa R$ 109.490. Outra mudança no catálogo da Hyundai é a versão Platinum, que também não está mais disponível na linha 2025 do HB20. Desta forma, ela foi substituída pela Platinum Safety por R$ 119.990. Entretanto, uma boa opção pode ser a versão Platinum Plus, que é mais completa e está custando R$ 121.690.

HB20 COMFORT PLUS
Hyundai/Divulgação

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Detalhes do HB20 Comfort Plus

Com a saída da versão turbo manual, a opção que resta é a Comfort Plus com câmbio automático de seis marchas. O modelo tem, por exemplo, com rodas de 16″, faróis com refletor, faróis de luz diurna e grade frontal na cor preto brilhante. No interior, os bancos contam com tecido preto e o painel de instrumentos é com tela TFT LCD de 3.5″. No conjunto mecânico, a versão conta com motor Kappa 1.0 TGDI que entrega 120 cavalos e 17,5 mkgf a 1.500 rpm.

Por fim, a central multimídia é flutuante com tela touchscreen de 8″ e conectividade Android Auto e Apple CarPlay. Além do HB20, o Creta também ganhou uma novidade. Agora, o Hyundai Creta Platinum Safety 2025, que custa R$ 160.990, traz como item o teto-solar panorâmico por R$ 10.900 a mais. Ou seja, a partir de agora, o teto-solar panorâmico passa a ser de série da versão intermediária.

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Pneus murchos afetam desempenho e aumentam consumo

Calibragem deve ser feita toda semana com a pressão indicada pelo manual do proprietário do veículo

24 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A calibragem dos pneus é uma tarefa tão simples e, ao mesmo tempo, muito importante. Por isso, precisa ser realizada semanalmente. Além disso, deve seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo.

Normalmente, essa informação fica no manual do proprietário ou em algum lugar mais acessível do carro. Por exemplo: no batente da porta do motorista, bem como na parte de dentro da portinhola do tanque de combustível.

“Pneus com pressão abaixo da ideal atrapalham o desempenho, aumentam o consumo de combustível e comprometem a estabilidade e a segurança do veículo”, explica Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O que acontece com os pneus descalibrados?

Nessas condições, a borracha que entra em contato com o solo é maior do que deveria. “Isso eleva a temperatura do pneu e prejudica a durabilidade dos componentes da suspensão, assim como o próprio pneu”, explica.

Além do mais, com os pneus murchos, a banda de rodagem acaba cedendo. Com isso, somente as faixas externas e internas entram em contato com o piso. Assim, o desgaste fica totalmente irregular.

O pneu com mais área de contato com o solo amplia o esforço do motor, que vai gastar mais combustível. Em média, rodas descalibradas aumentam o consumo de combustível em 10% a 20%, podendo chegar a 50% em casos extremos.

Da mesma forma, estudos da NHTSA, órgão de segurança do trânsito dos Estados Unidos, demonstram que rodar com pneus subinflados ou gastos multiplica em até três vezes o risco de acidente. Isso porque os pneus afetam diretamente a frenagem, fazendo o carro se arrastar por uma distância maior do que deveria.

Pneus com pressão acima da ideal

Mas tome cuidado, pois o contrário também pode ser prejudicial. Pneus inflados acima da pressão recomendada deixam apenas a parte central em maior contato com o solo. Com isso, o desgaste será, da mesma maneira, irregular. Consequentemente, eles ficarão mais suscetíveis a furos.

“A pressão excessiva reduz a capacidade de frenagem, a dirigibilidade e, inclusive, a estabilidade em curvas e condições de rodagem”, diz Gomes.

Pneus cheios de ar ficam mais duros. Dessa forma, o carro tende a pular mais ao passar em obstáculos. Assim, afetam o trabalho da suspensão e, portanto, o conforto de quem está a bordo.

Então, é importante seguir algumas dicas para encher os pneus:

  • Procure calibrar sempre com os pneus frios. Quando estão mais quentes depois de rodar muitos quilômetros, eles tendem a ficar mais cheios do que realmente aparentam, devido à expansão do ar. Por isso, faça a calibragem logo de manhã.
  • Siga a recomendação do fabricante. Lembre-se de que a pressão não é única. Ela varia conforme o uso. Se for viajar com o porta-malas cheio, a pressão nos pneus traseiros é sempre um pouco maior.
  • O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. Contudo, se você costuma rodar pouco, faça isso após abastecer o carro.

Não se esqueça do estepe. Não é necessário calibrá-lo toda semana. Entretanto, é melhor deixá-lo em ordem para usar em caso de emergência.