O futuro das telas é cada vez mais tecnológico, e nem mesmo o mundo automotivo escapa ileso. Cada vez mais telas estão presentes nos interiores, e a Hyundai planeja revolucionar o segmento, aplicando uma nova tecnologia na fabricação desses produtos. A montadora exibirá sua nova tela durante a CES (Consumer Eletronic Show) Las Vegas, uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo.
A novidade chama-se tela “QL”, um projeto da Hyundai Mobis. Essa é uma divisão da marca coreana responsável pelo desenvolvimento de novos equipamentos e sistemas, por exemplo. A nova tela promete ser a mais fina já feita, com 14,5 mm de espessura, mas podendo chegar a 10 mm, no entanto.
O nome da futura central multimídia da marca vem de “Quantum Dot and Local Dimming Display”, que explica funcionalidades técnicas da novidades. A tela QL consegue exibir imagens de maior qualidade, bem como mais realistas, assim como também com maior contraste em tons escuros.
A tecnologia utiliza diodos orgânicos emissores de luz, que permitem iluminar e escurecer partes específicas da tela, transmitindo cores mais vivas, sem precisar de retroalimentação, por exemplo. Além disso, essa tecnologia será combinada com OLED, algo que já pode ser encontrado nas Hyperscreens da Mercedes-Benz, por exemplo.
Tecnologia pode estrear no SUV Hyundai Ionic 7
Seja como for, a união das tecnologias permite, enfim, atingir o valor ultrafino divulgado pela divisão da marca coreana. A nova tela pode acabar em um dos seus modelos mais luxuosos, o futuro SUV Ioniq 7, uma vez que sua data de lançamento coincide com a revelação da nova tecnologia.
Por fim, a tela grande e curva de 27 polegadas deverá percorrer todo o painel dianteiro do SUV elétrico, mas não dá para saber se será de fato ultrafina, como planeja a marca. Entretanto, infelizmente, o display QL ainda não tem uma previsão para chegada no mercado brasileiro.
O Jornal do Carro também está no Instagram!