Você está lendo...
IPVA 2024 ganha calendário oficial: veja datas, descontos e como pagar
Legislação

IPVA 2024 ganha calendário oficial: veja datas, descontos e como pagar

Secretaria da Fazenda de SP publica calendário do IPVA 2024 com desconto de 3% para pagamento à vista e opção de parcelamento em 5 vezes

Vagner Aquino, especial para o Estadão

06 de dez, 2023 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA 2024
São Paulo tem isenção de rodízio; Paraná parou de dar desconto
Crédito:Jornal do Carro

Árvore de Natal montada, panetones nos mercados, viagem de férias programada e preocupação com o IPVA. Todo fim de ano é assim. Ao contribuinte, resta calcular o imposto, conferir o calendário de vencimentos e as opções de parcelamento, por exemplo. A Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP) divulgou nesta quarta-feira (6) o calendário oficial do IPVA 2024 que, aliás, vai ficar mais barato.

O Decreto nº 68.142/2023 publicado no Diário Oficial do Estado fixa as datas para o recolhimento do tributo, bem como o percentual de desconto para o pagamento em cota única. Dessa forma, será possível pagar o imposto em cota única em janeiro, com desconto de 3%. Ou pagar integralmente em fevereiro, mas sem desconto. Por fim, há a opção de parcelar o IPVA 2024 em até cinco vezes (de janeiro a maio), conforme o final da placa do veículo.



Veja o calendário do IPVA 2024

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª parcela ou cota única COM DESCONTO DE 3%2ª parcela ou cota única SEM DESCONTO3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
Final de PlacaVencimento
111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai
Fonte: Sefaz-SP

Publicidade


Valores venais e como calcular o IPVA 2024

A Sefaz-SP finalmente divulgou a tabela de valores venais, que serve de base para o cálculo do IPVA 2024. Para calcular o valor do imposto, basta acessar o Sistema de Veículos (Sivei) e informar a placa. Por exemplo, um automóvel registrado em SP (alíquota de 4%) com valor venal de R$ 100 mil vai pagar R$ 4.000 de tributo. A conta fica assim: 100.000 x 4% = 4.000.

ipva CRLV
Sefaz ainda não divulgou calendário 2024 do IPVA (Detran-RS/Divulgação)

De acordo com levantamento feito pela Mobiauto a pedido do Jornal do Carro, ainda no fim de outubro, o carro usado teve redução média de preços de 8,57%. O estudo não abrange todos os modelos registrados no Estado, mas, em 25% dos veículos listados, a retração passa dos 10% (leia mais). Por isso, o IPVA 2024, em São Paulo, terá valores menores. Segundo o comunicado da Sefaz-SP, a redução foi, em média, de 4,1% no valor do imposto.


Cabe lembrar que a tabela de valores venais é feita sempre com base nos preços praticados em setembro do ano anterior à cobrança do imposto. “O calendário do IPVA 2024 segue em elaboração e será divulgado em breve”, informa a Sefaz-SP, em nota enviada ao Jornal do Carro nesta terça-feira (5). A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) não fala sobre o tema.

Como pagar o IPVA 2024

Para pagar o imposto, basta informar o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam). O tributo pode ser quitado pela internet, em terminais de autoatendimento, agências bancárias ou casas lotéricas, por exemplo. Além disso, haverá a opção de pagamento via Pix. Para isso, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento.

O código do Pix vale por 15 minutos. Assim, caso expire, é necessário emitir um novo QR code no site da Sefaz-SP. Na tela há um contador temporal de “tempo restante”. Além disso, ao ler o QR code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil. Fique atento a esse detalhe.


Alíquotas devem ser mantidas

Em São Paulo, a alíquota de IPVA não deve mudar. Ou seja, permanecerá em 4% para qualquer automóvel de passeio – movido a gasolina, eletricidade, flexíveis ou qualquer tipo de combustível. Ademais, picapes com cabine simples (capacidade até 3 ocupantes), ônibus e motocicletas pagam ​2%. De acordo com as regras, no caso de caminhões, o IPVA 2024 equivalerá a 1,5%. Por fim, donos de veículos para locação deverão recolher imposto de 1%.

pcd
PCD com carro adaptado tem isenção no IPVA (CLAYTON DE SOUZA/ESTADÃO)

Isenções do IPVA 2024

A isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores vale para determinadas categorias, de acordo com as leis estaduais. Por isso, as isenções podem variar entre os Estados. Mas algumas categorias comuns têm direito à isenção do tributo. Confira abaixo:


Pessoas com Deficiência (PCD): muitos Estados oferecem isenção total ou parcial do IPVA para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, bem como autistas. O veículo deve ter adaptação;

Táxis e transporte escolar: veículos utilizados como táxis, assim como os de transporte escolar podem ter direito à isenção ou desconto no IPVA;

Veículos de entidades filantrópicas e religiosas: alguns Estados dão isenção do IPVA para veículos de entidades filantrópicas e religiosas, mas estas devem cumprir certos requisitos;


Carros antigos: em alguns Estados brasileiros, veículos antigos têm direito à isenção do IPVA. Em São Paulo, precisa ter mais de 20 anos;

Veículos de combate a incêndio e salvamento: modelos destinados ao combate a incêndio e salvamento, por exemplo, podem ter isenção do IPVA. Mas estes precisam estar devidamente cadastrados.

Como saber se o veículo é elegível à isenção de IPVA

As categorias citadas são comuns, ou seja, estão entre os veículos já contemplados com isenção de IPVA. No entanto, a elegibilidade depende de critérios específicos em cada Estado. Além disso, as legislações podem mudar com o tempo. Por isso, é recomendável verificar as informações mais recentes junto aos órgãos de trânsito estaduais. Vale, ainda, consultar a legislação vigente no Estado onde o veículo tem registro.


Para onde vai o IPVA

O imposto anual obrigatório para veículos é destinado a melhorias nas áreas de saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Da arrecadação total, são descontadas as destinações constitucionais (como o Fundeb) e o valor restante é, então, repartido metade para os municípios de registro e metade para o Estado. Segundo a Sefaz-SP, o tributo fica atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).​​

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Citroën C3 Aircross é o SUV turbo de 7 lugares mais barato do Brasil

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.