A marcha dos SUVs segue implacável e as montadoras estão buscando alternativas para surfar ainda mais nessa onda. É o caso da Hyundai com o Venue, que foi desenvolvido na Índia. Por lá, há uma vantagem tributária para carros de até 4 metros. Ele tem justamente 3,99 metros de comprimento e pode se tornar uma opção abaixo do Creta nos próximos anos.
Segundo a publicação Autoblog Argentina, duas unidades do modelo desembarcaram da Coreia do Sul no país vizinho para estudos e testes. Curioso é que o Hyundai Venue é considerado “carta fora do baralho” para o mercado brasileiro desde o lançamento, por ser considerado “compacto demais”. Aqui a montadora comercializa há sete anos o aventureiro HB20X.
Leia Mais
Contudo, isso pode mudar. Diferente do HB20X, que é um hatch compacto vestido para a trilha, o Venue é mais alto e robusto, tem porte e aparência de SUV. O crossover ainda traz o design atual da marca sul-coreana, marcado na dianteira pelos faróis divididos em dois nichos e a enorme grande. Outro elemento interessante é o teto chapado em cor diferente, que parece flutuar.
A traseira não é tão ousada em estilo, mas tem um design simpático e jovial. As lanternas são preenchidas por pequenas barras que formam um “Z”. A iluminação é halogena, revelando que o modelo tem seu pé no custo/benefício. Isso é outro ponto que será bastante analisado pelos executivos da Hyundai. Para ser viável, o Venue precisa custar o mesmo que o HB20X.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seMotor 1.0 turbo e câmbio automático
Se vier ao Brasil, é provável que o Venue adote os atuais motores da linha HB20. Isso significa o 1.6 16V 4-cilindros de até 130 cv e 1.0 turbo 3-cilindros flex de injeção direta e 120 cv. Os câmbios também seriam os mesmos, manual e automático de seis marchas. Na Índia, o SUV utiliza o motor 1.0 turbo em versão a gasolina e acoplado a um câmbio de dupla embreagem e sete marchas.
Mas tudo isso ainda está no campo das ideias. A Hyundai atualmente trabalha na nova geração do Creta, que foi o SUV mais vendido do Brasil em 2018 e passou a ter grande importância nos negócios da filial brasileira. O novo Creta já estreou na Ásia com design radicalmente alterado em relação ao modelo produzido e vendido atualmente no Brasil. A estreia deve acontecer no fim de 2021.