O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulgou uma versão atualizada da tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) de 2023. O documento já conta com o novo índice de correção de autonomia dos carros elétricos, que reduz em torno de 30% o alcance declarado pelas marcas.
A mudança, de acordo com o órgão, visa fornecer um cálculo mais realista para a duração das baterias. Assim, as montadoras não poderão mais utilizar outros padrões internacionais como, por exemplo, o europeu WLTP (o mais usado no mercado brasileiro). Ou o EPA, dos norte-americanos. Ou ainda o padrão NDEC, dos chineses.
Cabe dizer que os novos parâmetros de cálculo da eficiência energética dos carros começaram a valer em fevereiro deste ano. Entretanto, as montadoras têm até o dia 30 de setembro para atualizar sites, redes sociais e propagandas com os dados de autonomia e consumo energético do Inmetro.
Como fica a autonomia dos carros elétricos?
Seja como for, alguns modelos sofreram uma uma queda drástica na autonomia. Até então, o posto de elétrico com a maior autonomia era do Mercedes-Benz EQE 300, com 645 km. No entanto, a tabela atualizada do Inmetro aponta que o modelo alcança até 369 km com uma carga. Ou seja, uma redução de 42,8%, que o fez cair para a 7ª no ranking.
Por outro lado, quem se deu bem foi o BMW iX xDrive 50 Sport. De acordo com o Inmetro, o SUV chega a 528 km de autonomia (ante os 630 km da tabela anterior). Assim, assume o 1° lugar entre os carros elétricos com maior autonomia. Além disso, vale dizer que a BMW ocupa grande parte do “top 10”. A marca assume, por exemplo, a 2ª posição com o i4 40, que roda 422 km com carga completa. E a lista traz também o iX3, i4 M50 e o iX xDrive 40.
Chevrolet Bolt se destaca na tabela do Inmetro
Um dos elétricos com maior alcance no ranking, o Chevrolet Bolt ocupa o 3° lugar com 390 km de autonomia. O hatch, inclusive, é o único modelo que não é de luxo no ‘top 3’. Importante falar também sobre o Bolt EUV, que estrou no Brasil em maio por R$ 279.990. O crossover não aparece na nova tabela do PBEV. Mas o Inmetro divulgou uma autonomia para o SUV elétrico de 377 km, ante os 456 km divulgados pela General Motors.
Por fim, mesmo longe do primeiro lugar, estão na lista os modelos elétricos mais baratos do Brasil: JAC e-JSI e Renault Kwid E-Tech. O hatch da marca francesa parte de R$ 149.990 e teve sua autonomia reduzida na tabela de 265 km, para 186 km. Já o JAC e-JSI, que custa R$ 145.900 e é o carro elétrico mais barato do País, teve uma redução de 302 km para 161 km.
Os 15 carros elétricos com as maiores autonomias do Brasil segundo o Inmetro
- BMW IX xDrive 50 – de 630 km para 528 km
- BMW i4 40 – de 590 km para 422 km
- Chevrolet Bolt – de 416 km para 390 km
- BMW iX3 – de 460 km para 381 km
- Chevrolet Bolt EUV – de 456 km para 377 km
- Mercedes-Benz EQS – de 580 km para 373 km
- Mercedes-Benz EQE – de 645 km para 369 km
- Jaguar I-Pace – de 446 km para 362 km
- BMW i4 M50 – de 510 km para 335 km
- BMW iX xDrive 40 – de 425 km para 327 km
- Porsche Taycan GTS – de 504 km para 318 km
- Audi RS e-tron GT – de 472 km para 313 km
- BYD Tan – de 437 km para 309 km
- Volvo XC40 – de 418 km para 305 km
- Mercedes-Benz EQA – de 496 km para 304 km