Você está lendo...
Honda Elevate, sucessor do WR-V, é flagrado em testes no Japão
Notícias

Honda Elevate, sucessor do WR-V, é flagrado em testes no Japão

Honda Elevate estreia na Índia no dia 6 de junho com motor 1.5 e mesma base da linha City; SUV compacto tem chances de chegar ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

31 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Honda Elevate será rival do Hyundai Creta
Crédito:Reprodução

Prestes a estrear na Índia, o Honda Elevate foi flagrado em testes finais também nas ruas do Japão. Destinado aos mercados emergentes, o SUV compacto será feito na fábrica indiana de Tapukara sobre a mesma plataforma da linha City, tal como contamos no Jornal do Carro. Por lá, vai substituir o WR-V. Afinal, o HR-V não está à venda no país.

Seja como for, o lançamento será no dia 6 de junho na capital Nova Delhi. Quando chegar às lojas, o Elevate vai concorrer diretamente com o Hyundai Creta, bem como Kia Seltos e Volkswagen Taigun (o equivalente do T-Cross brasileiro).

Até o momento, não se sabe muito sobre o SUV compacto. Nas imagens, o Honda Elevate aparece ainda camuflado. Entretanto, mostra semelhança com o novo CR-V, que está a caminho do Brasil. O destaque é a traseira, com lanternas em formato de “L”. Além disso, conta com linha de cintura alta e teto reto, o que sugere amplo espaço interno. De acordo com a imprensa indiana, espera-se que tenha 4,30 metros de comprimento – quase o mesmo tamanho do HR-V.

Publicidade




Honda Elevate
Reprodução

Além do visual em linha com o do CR-V, o Elevate terá vários recursos avançados. Ao que tudo indica, um dos destaques é o quadro de instrumentos digital, com tela de 10,2 polegadas, e multimídia com tela de 12,3″. Ademais, é esperado que tenha o pacote Honda Sensing, com assistentes semiautônomos, como frenagem de emergência e farol alto automático.

Honda Elevate terá o motor 1.5 do City

Sob o capô, o Honda Elevate vai contar com o já conhecido motor 1.5 aspirado das linhas City e HR-V à venda no Brasil. Na Ásia, este motor bebe apenas a gasolina e tem potência de 121 cv. O câmbio, por sua vez, poderá ser manual ou automático do tipo CVT. Por fim, o conjunto híbrido, batizado pela Honda de e:HEV, também deve equipar o novo modelo.


Honda
Honda/Divulgação

Honda Elevate será lançado no Brasil?

A presença deste motor no portfólio, bem como o uso da plataforma do City, podem facilitar a chegada do novo SUV compacto ao Brasil. Inclusive, o modelo viria em ótimo momento para a Honda. Afinal, a nova geração do HR-V ainda não decolou nas vendas. O (principal) motivo é o preço muito acima do praticado na geração anterior do SUV. Atualmente, o Honda HR-V parte de R$ 150.400 e alcança o valor de R$ 194.800 na versão topo de linha Touring.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Renault Megane é elétrico e volta neste ano ao Brasil
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.