Você está lendo...
IPVA 2024: imposto vence no próximo domingo em SP; veja o calendário
Legislação

IPVA 2024: imposto vence no próximo domingo em SP; veja o calendário

A segunda parcela do IPVA para moradores de SP vence no próximo domingo (11/02); confira o calendário e programe a quitação do imposto

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

07 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

veículo
Recursos arrecadados com o IR são destinados a áreas como saúde, educação, cultura, entre outros
Crédito:Arquivo/Reprodução

O carnaval está cada vez mais perto, mas antes de pegar a estrada e curtir a folia, o motorista residente de São Paulo precisa ter atenção à documentação de seu carro. Em especial, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), cuja segunda parcela vence no próximo domingo (11/02). É importante ficar atento para não perder o prazo.

Contudo, quem ainda não pagou a cota única e nem a primeira parcela, ainda pode quitar o tributo, sem multas. Entretanto, não contará com o desconto de 3% dos que pagaram em janeiro, por exemplo. Quem deixa de pagar o tributo enfrenta uma série de consequências, que vão desde o pagamento de multas até restrições de acesso ao crédito. Mas o mais preocupante é que a falta de pagamento pode acarretar, inclusive, na apreensão do veículo.



Veja abaixo o calendário do IPVA:

Publicidade


Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares
Mêsjaneirofevereiromarçoabrilmaio
Parcela1ª parcela ou cota única COM DESCONTO DE 3%2ª parcela ou cota única SEM DESCONTO3ª Parcela4ª Parcela5ª Parcela
Final de PlacaVencimento
111/jan11/fev11/mar11/abr11/mai
212/jan12/fev12/mar12/abr12/mai
315/jan15/fev15/mar15/abr15/mai
416/jan16/fev16/mar16/abr16/mai
517/jan17/fev17/mar17/abr17/mai
618/jan18/fev18/mar18/abr18/mai
719/jan19/fev19/mar19/abr19/mai
822/jan22/fev22/mar22/abr22/mai
923/jan23/fev23/mar23/abr23/mai
024/jan24/fev24/mar24/abr24/mai
Fonte: Sefaz-SP

O que acontece se não for pago o IPVA?

Daniel Teixeira/Estadão
Daniel Teixeira/Estadão

Segundo a legislação, quem não quitar o IPVA receberá uma notificação de não pagamento. Em geral, isso ocorre após o fim do prazo de parcelamento. Assim, o contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.


Desse modo, o devedor terá o débito inscrito na Dívida Ativa do Estado. Além disso, figurará na lista do Cadin Estadual. Ou seja, o Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Portanto, fica impedido de aproveitar créditos da Nota Fiscal Paulista. A partir daí, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrar o devedor mediante protesto.

Ademais, a falta de pagamento do IPVA resulta no bloqueio do licenciamento do veículo. Nesse caso, o contribuinte comete infração gravíssima. Ou seja, fica sujeito a uma multa de R$ 293,47, bem como 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Há, ainda, risco de apreensão do veículo. Se isso ocorrer, o dono do carro terá de pagar pela remoção e pelas diárias de ocupação do pátio do Detran.

Além de pagamentos de débitos como IPVA, multas e licenciamento via pix, agora será possível pagar até 11 outros débitos do Detran-SP pelo sistema. Desde o dia 29 de janeiro é possível utilizar a forma de pagamento, sendo necessário acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado (Sefaz-SP) e gerar um QR Code. Aqui contamos o passo a passo de como realizar a operação, confira!


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.