Pulse híbridos imposto verde
Rodrigo Tavares/Estadão

IPVA 2025: veja os carros que terão isenção de imposto em SP

Modelos híbridos precisam custar até R$ 250 mil e ter motores bicombustíveis; tecnologia flex é diferencial para isenção do IPVA

Por Rodrigo Tavares 16 de dez, 2024 · 4m de leitura.

Quem é atento às notícias sabe que, recentemente, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou a isenção do pagamento de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros híbridos. A decisão até excluiu modelos elétricos do benefício, algo criticado por entidades ligadas ao assunto.

Entretanto, o benefício é restrito apenas a modelos que sigam uma fatia específica de preço, bem como o uso de etanol como combustível, ou tecnologia flex. O valor máximo é de R$ 250 mil, o que acaba restringindo a compra a poucos modelos no mercado. Assim, pensando nisso, separamos quais modelos são esses, para auxiliar na compra.

Quais modelos híbridos são isentos de IPVA 2025 em SP?

Fiat Pulse e Fastback Hybrid

Pulse híbridos imposto verde
Fiat entrou na era dos híbridos leves (Rodrigo Tavares/Estadão)

A Fiat lançou no mercado recentemente modelos híbridos-leve (MHEV), usando como base os SUVs Pulse e Fastback. Os modelos utilizam um motor elétrico suplementar, que faz as vezes de um alternador, e alimenta uma bateria de 12V localizada abaixo do banco do motorista. Apesar de não serem tão eficientes quanto um sistema de 48V, entram na linha dos benefícios ofertados. O Pulse híbrido começa em R$ 125.990, e o Fastback em R$ 151.990, assim sendo os mais baratos da lista.

Toyota Corolla e Corolla Cross Hybrid

Corolla Cross
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Os modelos da Toyota, por sua vez, são híbridos plenos, e também se encaixam na categoria. O sedã custa a partir de R$ 199.990, enquanto sua versão SUV, o Corolla Cross, na mesma configuração, custa a partir de R$ 206.290. Ambos utilizam o mesmo conjunto híbrido, composto do motor a combustão junto de outros dois elétricos. Vale mencionar que ambos são flex.

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive e Tiggo 7 Pro Hybrid

Tiggo 7 Pro, Caoa Chery
Divulgação / Caoa Chery

Por fim, no caso da Caoa Chery, a oferta de modelos que cumpram aos requisitos exigidos pela medida (até R$ 250 mil + Flex) também são limitados. Na marca, apenas dois se encaixam na regra, sendo um deles o Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive, por R$ 157.990, e também o Tiggo 7 Pro Hybrid, que custa exatos R$ 179.990, por exemplo.

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Pulse e Fastback Hybrid: como andam os primeiros híbridos da Fiat