Você está lendo...
Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos avança no Senado
Legislação

Isenção de IPVA para carros com mais de 20 anos avança no Senado

PEC avança no Senado e vai para a Câmara dos Deputados; texto prevê isenção do IPVA para modelos com mais de 20 anos de fabricação, nacionalmente

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

14 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Modelos com mais de 20 anos de fabricação em todo o País podem ficar isentos de IPVA
Crédito:Alfa Romeo/Divulgação

A proposta de emenda constitucional que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) a veículos terrestres com mais de 20 anos de fabricação (PEC 72/2023) avançou no senado federal. De autoria do senador Cleitinho (Republicanos-MG), a PEC conseguiu 65 votos a favor, quatro contra e nenhuma abstenção durante a votação, ocorrida em dois turnos. É o que informa a Agência Senado.

Agora, o texto segue direto para a Câmara dos Deputados, onde o texto será apreciado. Assim, a regra valerá em todo o território nacional, especialmente nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, Tocantins e Alagoas, onde ainda não existe a isenção. Entretanto, em estados onde ela já existe, os valores seguem inalterados.



Vale lembrar que a regra não vigorará para micro-ônibus, ônibus, reboques e semirreboques, conforme ajuste no texto feito pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), relator da proposta. O texto altera o artigo 155 da constituição federal, e passou por cinco sessões de discussão em segundo turno, concluídas na última terça (12).

Publicidade


Isenção de IPVA já existentes em outros estados serão mantidas

CLAUDIO TEIXEIRA/AE
CLAUDIO TEIXEIRA/AE

A dúvida de alguns motoristas brasileiros era se a isenção de IPVA para veículos feitos a mais de 20 anos unificaria o critério nacionalmente, mas a resposta é não. Segundo comentário do relator da proposta, o senador Marcos Rogério, “a regra valerá para todo o território nacional. No caso daqueles estados onde já há isenção, a partir de dez ou quinze anos, a regra atual não muda, continua como está. A regra vai vincular seus efeitos a partir dos vinte anos, porque é uma proteção contra tributar”, afirmou.

Por fim, o avançar da proposta gera apreensão pelo sucesso da iniciativa, elogiada até por outras autoridades. Uma delas foi o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que elogiou a iniciativa, afirmando que ela tem muito significado ao contribuinte, que tem dificuldade de arcar com muitos impostos, por exemplo.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Kangoo elétrico tem o dobro de potência e é silencioso

Deixe sua opinião