Vagner Aquino

16/11/2020 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 14/11/2020 | 18:58

Itaú terá aluguel de carros elétricos em 2021

Serviço de compartilhamento será disponibilizado por meio de aplicativo; Vec Itaú terá proposta semelhante ao Bike Itaú com desbloqueio pelo smartphone

itau
Vec Itaú Crédito: Itaú Unibanco/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Pelo visto, 2020, de fato, é o ano da mudança. Ainda que muita gente torça o nariz, os veículos elétricos têm aumentado suas vendas no Brasil. Só na última década, a frota mais que dobrou e deve chegar aos 41.500 exemplares até o fim do ano, segundo estima a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Porém, como nem todo mundo consegue pagar os (altos) valores de um modelo zero km, o negocio é alugar. E até o Itaú entrou nessa.

Se você conhece o programa da instituição bancária que compartilha bicicletas (Bike Itaú) vai se sentir em casa. O procedimento é exatamente o mesmo, entretanto, com veículos. O vec Itaú (de Veículo Elétrico Compartilhado) trata-se de um serviço de carro elétrico compartilhado via app. A novidade em mobilidade urbana permitirá, em síntese, que usuários desbloqueiem os automóveis em estações diretamente pelo smartphone, podendo devolvê-los na mesma ou em outra estação de carregamento.

“O mundo está em constante transformação e a forma como as pessoas se locomovem nos grandes centros também segue evoluindo. Buscaremos (com a nova solução em mobilidade urbana) agregar valor por meio de uma experiência inovadora, tecnológica, segura e sustentável, além de estimular o mercado de veículos elétricos no Brasil”, afirma Rodnei Bernardino de Souza, diretor do Itaú Unibanco.

Datas e locais definidos pelo Itaú

Os testes com o serviço, todavia, estão previstos para iniciar em fevereiro de 2021. A estimativa, porém, é que a novidade seja disponível para os clientes apenas no segundo semestre. Num primeiro momento, apenas a cidade de São Paulo recebe o programa que, na sequência, passa a atingir outros grandes centros do Brasil.

A frota, de início, será composta por BMW i3, JAC iEV40 e Jaguar I-Pace. O Itaú avaliará também novas parcerias ao longo do tempo para ampliar o portfólio de veículos elétricos disponíveis e aumentar o leque de opções. Cabe ressaltar que todos os carros passarão por rigorosos procedimentos de higienização. Dentro deles, todavia, serão disponibilizados kits para os clientes.

Para o uso dos veículos, a princípio, será cobrada uma tarifa inicial fixa e um valor por minuto de utilização, com preços ainda em definição. Todos os carros possuirão ainda conexão com a internet para aumentar a eficiência nos trajetos dos usuários. Além disso, contam com adesivos da ConectCar para liberação automática de cancelas em pedágios e estacionamentos. O projeto tem parceria com a Ucorp, que desenvolveu o app e a plataforma.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais