Diego Ortiz
CAMAÇARI (BA)
Alguns carros nascem com carisma e são capazes de agradar à retina e despertar sentimentos de fofura. O J2, que chega ao Brasil tabelado a R$ 30.990, é um bom exemplo. Mas se o desenho do JAC agrada a ponto de dar vontade de levá-lo para casa, há aspectos técnicos nele que desapontam, e muito. Esse é um dos dilemas com os quais os donos de carros chineses no País terão de conviver nos próximos anos.
Graças ao motor 1.4 16V a gasolina que gera 108 cv e 14,1 mkgf (o mesmo do J3, que na verdade é um 1.3, pois tem 1.332 cm3), o J2 é um aviãozinho. Aos 3.800 giros o JAC já está a 120 km/h. E vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, uma marca bastante respeitável.
Basta reduzir uma marcha para o carrinho ganhar força suficiente para fazer qualquer tipo de ultrapassagem. Mas na operação para trocar de marcha surge o principal problema do hatch chinês: o câmbio manual de cinco velocidades.
É mais fácil achar um Saci-Pererê com duas pernas do que engatar qualquer marcha do J2 na primeira tentativa. Em alguns momentos é preciso muita força para desengatar. Pode ter algo a ver com o fato de o carro avaliado estar com apenas 175 km rodados? Pode, mas não deveria.
Bem acertada, a suspensão deixa o J2 estável em curvas e em baixa velocidade absorve bem as irregularidades do piso. Mas ao passar dos 100 km/h há alguma flutuação da carroceria, até por causa das dimensões reduzidas do modelo, que tem 3,53 metros de comprimento. Eficientes, os freios, com ABS e EBD, têm discos na frente e tambor atrás. Já os pedais são muito estreitos.
No interior há uma boa surpresa. Como o porta-malas foi sacrificado (há mínimos 121 litros), o J2 oferece ótimo espaço para quatro pessoas e uma quinta é até aceitável. Ela não terá conforto, mas tampouco viverá momentos de claustrofobia.
Bem equipado de série (como todo chinês), o J2 traz air bag duplo, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 14, trio elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado e toca CDs e MP3 com entrada USB, entre outros.
Viagem feita a convite da JAC