Você está lendo...
JAC lança J2 com pacote completo por R$ 30.990
Notícias

JAC lança J2 com pacote completo por R$ 30.990

Diego Ortiz CAMAÇARI (BA)Alguns carros nascem com carisma e são capazes de agradar à retina e despertar sentimentos de fofura.... leia mais

02 de dez, 2012 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 JAC lança J2 com pacote completo por R$ 30.990

Diego Ortiz
CAMAÇARI (BA)

Alguns carros nascem com carisma e são capazes de agradar à retina e despertar sentimentos de fofura. O J2, que chega ao Brasil tabelado a R$ 30.990, é um bom exemplo. Mas se o desenho do JAC agrada a ponto de dar vontade de levá-lo para casa, há aspectos técnicos nele que desapontam, e muito. Esse é um dos dilemas com os quais os donos de carros chineses no País terão de conviver nos próximos anos.

Graças ao motor 1.4 16V a gasolina que gera 108 cv e 14,1 mkgf (o mesmo do J3, que na verdade é um 1.3, pois tem 1.332 cm3), o J2 é um aviãozinho. Aos 3.800 giros o JAC já está a 120 km/h. E vai de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos, uma marca bastante respeitável.

Publicidade


Basta reduzir uma marcha para o carrinho ganhar força suficiente para fazer qualquer tipo de ultrapassagem. Mas na operação para trocar de marcha surge o principal problema do hatch chinês: o câmbio manual de cinco velocidades.
É mais fácil achar um Saci-Pererê com duas pernas do que engatar qualquer marcha do J2 na primeira tentativa. Em alguns momentos é preciso muita força para desengatar. Pode ter algo a ver com o fato de o carro avaliado estar com apenas 175 km rodados? Pode, mas não deveria.

Bem acertada, a suspensão deixa o J2 estável em curvas e em baixa velocidade absorve bem as irregularidades do piso. Mas ao passar dos 100 km/h há alguma flutuação da carroceria, até por causa das dimensões reduzidas do modelo, que tem 3,53 metros de comprimento. Eficientes, os freios, com ABS e EBD, têm discos na frente e tambor atrás. Já os pedais são muito estreitos.


No interior há uma boa surpresa. Como o porta-malas foi sacrificado (há mínimos 121 litros), o J2 oferece ótimo espaço para quatro pessoas e uma quinta é até aceitável. Ela não terá conforto, mas tampouco viverá momentos de claustrofobia.

Bem equipado de série (como todo chinês), o J2 traz air bag duplo, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 14, trio elétrico, direção hidráulica, ar-condicionado e toca CDs e MP3 com entrada USB, entre outros.

Viagem feita a convite da JAC


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.