Embora o XF esteja longe de ser dos modelos mais vendidos da categoria (dominada por alemães), a Jaguar optou por mudanças sutis na linha 2021. Entre as atualizações do modelo, faróis, grade e para-choques foram levemente modificados. Há central multimídia maior e mais moderna e, na parte mecânica, apenas motor 2.0.
Por enquanto, o retoque vale apenas para a Europa. No Brasil, a atualização ainda não têm prazo de chegada. Aqui, o modelo continua oferecido em apenas uma versão de acabamento, a R-Sport, por R$ 356.950, que tem motor 2.0 de 250 cv de potência e câmbio automático de oito marchas.
Por falar em motorização, o Jaguar XF 2021 tirou de cena o 3.0 V6. Agora, além da opção supracitada oferecida no Brasil, o concorrente de Audi A6, BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e companhia, continua oferecendo nos demais mercados o 2.0 de 300 cv. Também com turboalimentador twin scroll, o propulsor chega aos 100 km/h em 6,1 segundos e é disponível exclusivamente com tração nas quatro rodas.
Também lá fora, chega a nova opção Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV) diesel na linha 2021 do XF. O motor (2,0 litros) tem auxílio elétrico e produz 204 cv – 24 cv a mais que o anterior. O conjunto também é oferecido na station wagon XF Sportbrake, inexistente no Brasil.
Elementos visuais do Jaguar XF
É preciso bastante atenção para perceber os retoques visuais do novo XF. O destaque aqui vai para os faróis que têm iluminação totalmente de LEDs com assinatura em duplo “J”. Antes, apenas um. O conjunto ainda conta com a tecnologia Pixel LED, como opcional. A tecnologia Auto High Beam Assist usa uma câmera frontal para avaliar a estrada à frente e adaptar o feixe de luz de acordo com o tráfego para não ofuscar os demais motoristas.
Do lado de dentro, foi acrescentada a tela curva de 11,4 polegadas no centro do painel. A novidade traz o novo sistema de entretenimento Pivi Pro. De acordo com a montadora, é mais simples de usar. As funções mais manuseadas, por exemplo, ficam acessíveis em apenas um ou dois toques. Tem Apple CarPlay e Android Auto. No mais, o software Over-The-Air garante atualização contínua e remota do sistema.
No painel de instrumentos, outra ela digital. Esta, com 12,3″ e head up display (projeção de informações no para-brisa). O antigo seletor rotativo foi substituído por uma alavanca de câmbio convencional. E, para uma pitada a mais de modernidade, o Jaguar XF 2021 tem ionização do ar da cabine (melhora a qualidade), cancelamento de ruído e retrovisor interno com imagem captada por câmera.
Como tanta modernidade não sai barato, o XF 2021 parte de £ 32.585 no Reino Unido. A opção perua não sai por menos de £ 34.605. Respectivamente, os valores ficam em R$ 234 mil e R$ 249 mil na conversão direta, sem taxas e impostos de importação.