Empresas de compartilhamento de carros perceberam que modelos alugados retornavam às empresas sem diferença relevante no hodômetro. Com isso, decidiram investigar a razão do fenômeno.
Companhias especializadas em pesquisas partiram para campo. O objetivo: entrevistar consumidores japoneses que alugam veículos.
A conclusão foi bastante curiosa: os japoneses estão exercendo diversas atividades nos carros alugados. Só não estão rodando com eles.
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PARA COMPRAR: ÓTIMO DESEMPENHO DA VERSÃO 1.4
O 1.4 de 150 cv sobra na versão de topo do T-Cross. Acelerações e retomadas são boas e o motor é bem casado com transmissão automática de seis marchas. Foto: Valéria Gonçalvez/Divulgação
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PARA COMPRAR: BOM ESPAÇO INTERNO
Banco traseiro é espaçoso e apesar das dimensões enxutas, o T-Cross consegue levar dois adultos no banco de trás sem problemas. Foto: Valéria Gonçalvez/Divulgação
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PARA COMPRAR: PAINEL VIRTUAL NA VERSÃO HIGHLINE
O painel virtual é exclusivo da versão de topo, e mesmo assim é opcional, mas vale a pena pela exclusividade no segmento. Foto: Valéria Gonçalvez/Divulgação
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PARA COMPRAR: CENTRAL MULTIMÍDIA COMPLETA
Central multimídia tem tela sensível ao toque, menus simples de usar e compatibilidade com Android Auto e CarPlay. Foto: Valéria Gonçalvez/Divulgação
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PARA COMPRAR: BANCOS CONFORTÁVEIS
Motorista e passageiro viajam com conforto nos bancos da frente e condutor tem boa posição de dirigir. Foto: Valéria Gonçalvez/Divulgação
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PARA EVITAR: ACABAMENTO SIMPLES NA VERSÃO DE ENTRADA
Herança do Polo, a cabine tem plásticos simples e aparenta qualidade inferior. Ao menos a montagem é boa, assim como isolamento acústico. Foto: Volkswagen/Divulgação
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PARA EVITAR: VERSÃO DE ENTRADA SIMPLES
Versão com câmbio manual tem ares simplórios demais, a despeito de boa lista de itens de série. Foto: Volkswagen/Divulgação
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PARA EVITAR: PREÇO DA VERSÃO 1.0 DE TOPO
Os R$ 99.990 da versão Comfortline 200 TSI o deixam perto demais da versão de topo, apenas R$ 10 mil mais cara. Foto: Volkswagen/Divulgação
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PARA EVITAR: SAÍDA DE AR ATRÁS SÓ NA VERSÃO DE TOPO
Um dos pontos positivos do T-Cross são as saídas de ar para o banco traseiro, acompanhadas de duas tomadas USB. Elas, no entanto, só vêm na versão de topo. Foto: Volkswagen/Divulgação
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PARA EVITAR: VISUAL MAIS SIMPLES DAS VERSÕES DE ENTRADA
Versões 200 TSI mereciam ter menos plásticos na carroceria e poderiam ter rodas mais bonitas, ou de tamanho maior. Foto: Volkswagen/Divulgação
Japoneses tiram cochilos, comem, etc
Os consumidores do Japão, segundo essas pesquisas, estão alugando carros de empresas de compartilhamento para diversas finalidades. Muitos usam os veículos para tirar cochilos.
Outros guardam objetos em compras nesse automóvel. Há ainda aqueles que recorrem ao veículo alugado para ter um lugar tranquilo para fazer suas refeições.
As empresas de compartilhamento cobram o aluguel por tempo. 30 minutos, em média, custa o equivalente a US$ 4 (cerca de R$ 15).
Porém, o quilômetro rodado também interfere na fórmula do preço. Por isso, as companhias de compartilhamento estão bastante insatisfeitas com o tipo de utilização do carro pelos japoneses.